Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13695
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_NilcileiadeAmorimSilva.pdf981,45 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise dos resultados da implantação de consulta farmacêutica para pessoas vivendo com HIV/AIDS na farmácia escola do Hospital Universitário de Brasília
Autor(es): Silva, Nilciléia de Amorim
Orientador(es): Toledo, Maria Inês de
Assunto: Assistência farmacêutica
HIV (Vírus)
AIDS (Doença)
Hospital Universitário de Brasília (HUB)
Farmácia hospitalar
Serviços farmacêuticos
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 15-Jul-2016
Referência: SILVA, Nilciléia de Amorim. Análise dos resultados da implantação de consulta farmacêutica para pessoas vivendo com HIV/AIDS na farmácia escola do Hospital Universitário de Brasília. 2016. 56 f., il. Trabalho de Conclusão (Bacharelado em Farmácia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O acompanhamento de pessoas vivendo com HIV/ aids (PVHA) com a realização de consultas farmacêuticas por profissional treinado pode evitar ou reduzir muitos possíveis problemas associados à TARV, garantindo melhor adoção do tratamento e controle da doença. Este trabalho teve por objetivo descrever a implantação de serviço de consulta farmacêutica para PVHA, na Farmácia Escola do Hospital Universitário de Brasília. Todas as etapas da implantação do serviço foram descritas e os resultados do atendimento durante o primeiro ano foram descritos. Foram atendidos, no período de maio de 2015 a maio de 2016, nove pacientes. Os resultados apontaram que os motivos de encaminhamento dos pacientes foram devido à falta de adesão motivada por diversos fatores, relacionados principalmente a ocorrência de efeitos adversos, desânimo com o tratamento, irregularidade na retirada de medicamentos e interrupção para consumo de bebida alcóolica, assim como necessidade de orientação sobre novo esquema de TARV e investigação de possível falha terapêutica. As condutas adotadas pelo farmacêutico tiveram como alvo a educação em saúde do paciente ou recomendações à equipe médica. De modo geral, o serviço demonstrou boa adequação, porém com ressalvas quanto ao engajamento geral da equipe e delineamento sequencial das tarefas. Assim, a proposta atendeu em parte a motivação inicial de melhorar a qualidade da assistência aos pacientes e integrar os profissionais envolvidos no atendimento de PVHA no HUB, podendo ser aperfeiçoada ainda mais.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Curso de Farmácia, 2016.
Aparece na Coleção:Farmácia - Campus Darcy Ribeiro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons