Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1367
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_Filipe_Helena_Henrique_Mateus_Vinicius.pdf3,61 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCarvalho, Paulo Henrique Portela de-
dc.contributor.advisorMelo, Elmo Vasconcelos de-
dc.contributor.authorLage, Filipe Basílio-
dc.contributor.authorMian, Helena Magalhães-
dc.contributor.authorLopes, Henrique Zaidan-
dc.contributor.authorFerreira, Mateus de Oliveira-
dc.contributor.authorAmaral, Vinícius de Carvalho-
dc.identifier.citationLAGE, Filipe Basílio et al. Sistema de comunicação móvel aplicado ao transporte coletivo rodoviário urbano. 2009. 127 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia Elétrica)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, 2009.en
dc.description.abstractEste trabalho estuda a viabilidade de uma rede de comunicação móvel aplicada ao transporte coletivo rodoviário urbano. Estudam-se sistemas similares já existentes e é proposto um sistema que utiliza uma rede ad hoc de veículos, isto é, uma VANET (vehicular ad hoc network), a ser implantada com o padrão de redes locais sem fio IEEE 802.11. Além das características das extensões 802.11a e 802.11p desse padrão, são estudados aspectos da propagação do sinal e do roteamento. Adicionalmente, o sistema celular 3G UMTS (universal mobile telecommunications system) é estudado como alternativa ao sistema proposto para contornar situações em que o desempenho da rede ad hoc for insatisfatório, assegurando maior confiabilidade ao sistema. Como ferramenta para a validação do sistema, foi adotado o software OPNET Modeler®. As simulações realizadas focam um estudo de caso aplicado à avenida W3 de Brasília.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordSistemas de comunicação móvelen
dc.subject.keywordRede local sem fioen
dc.subject.keywordRedes ad hocen
dc.titleSistema de comunicação móvel aplicado ao transporte coletivo rodoviário urbanoen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2010-12-10T13:22:25Z-
dc.date.available2010-12-10T13:22:25Z-
dc.date.issued2010-12-10T13:22:25Z-
dc.date.submitted2009-12-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/1367-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.description.abstract1The present work studies the feasibility of a wireless mobile network applied to the urban public transportation. Similar systems are studied and it is made a proposal of a solution based on a vehicular ad hoc network, i.e., a VANET, to be implanted using the IEEE 802.11 standard. Besides the characteristics of the extensions 802.11a and 802.11p, aspects of signal propagation and routing are also considered. Additionally, the third generation cellular system UMTS is analyzed as an alternative to the proposed system, to operate when the ad hoc network may not satisfy minimum system’s requirements, in order to provide reliability. The software OPNET Modeler® was adopted as a tool for system validation. The simulations focus on a case study of the W3 avenue in Brasília.-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2009.12.TCC.1367-
Aparece na Coleção:Engenharia Elétrica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.