Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13671
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_AlbertDomingoCarneiro.pdf1,64 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorBorges, Cecília de Almeida-
dc.contributor.authorCarneiro, Albert Domingo-
dc.identifier.citationCARNEIRO, Albert Domingo. O circo na escola: saberes circenses no contexto educacional. 2016. 48 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.en
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2016.en
dc.description.abstractA presente pesquisa, intitulada — "O Circo na escola: saberes circenses no contexto educacional" — teve como objetivo a inserção de algumas especialidades do circo como recurso pedagógico na escola, a proposta justificou-se pelos benefícios que as vivências circenses podem proporcionar aos alunos. Além disso, como professor substituto da Secretaria de Educação do Distrito Federal, percebi a necessidade de ser desenvolvido no contexto escolar atividades extracurriculares que envolvessem a consciência corporal, a cooperação, a superação de limites, o respeito mútuo, entre outros aspectos que podem promover o crescimento integral do indivíduo. Para isso, a pesquisa partiu da minha trajetória pessoal na arte circense iniciada por experiências durante à infância. Em seguida, realizei um breve histórico do circo no Brasil, assim como discorri sobre como esta arte vem sendo utilizada em uma perspectiva pedagógica mesmo ainda não fazendo parte oficialmente como componente curricular obrigatório nas escolas públicas. Entre as múltiplas possibilidades que o circo sugere e considerando o meu envolvimento com algumas modalidades específicas como a acrobacia de solo, tecido acrobático e malabarismo, optei por trabalhar com oficinas tendo como base as referidas especialidades. Cabe ressaltar que antes de colocar em prática a proposta no Centro de Ensino Fundamental 12 de Ceilândia, visitei e conheci o trabalho circense desenvolvido na Escola Parque da Natureza de Brazlândia que também serviu como inspiração para as oficinas realizadas — ambas instituições de ensino pertencem à rede pública do Distrito Federal. Em relação aos resultados, acredito que as oficinas cumpriram com a finalidade de possibilitar uma vivência circense capaz de contribuir para o crescimento integral, assim como trabalhar conhecimentos fundamentais tanto dentro da escola quanto no dia-a-dia do aluno.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleO circo na escola : saberes circenses no contexto educacionalen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2016-07-14T19:11:36Z-
dc.date.available2016-07-14T19:11:36Z-
dc.date.issued2016-07-14T19:11:36Z-
dc.date.submitted2016-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/13671-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.subjectArte na educaçãoen
dc.subjectPráticas pedagógicasen
dc.subjectCirco na escolaen
dc.subjectAtividades circensesen
Aparece na Coleção:Artes Cênicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons