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Título: Estruturação para a implantação do sistema de gestão da qualidade em organizações de produtos e serviços
Autor(es): Paula, Dayane Ellis Carvalho de
Orientador(es): Monteiro, Simone Borges Simão
Assunto: Gestão da qualidade
Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ)
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 14-Jul-2016
Referência: PAULA, Dayane Ellis Carvalho de. Estruturação para a implantação do sistema de gestão da qualidade em organizações de produtos e serviços. 2015. 98 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia de Produção)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Este trabalho apresenta uma proposta de estrutura para implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) em organizações de produtos e/ou serviços, baseada nas orientações de gurus da qualidade, prêmios da qualidade e da norma ISO 9001:2015, e na consideração de aspectos práticos relatados por empresas em literatura. O método para a coleta de dados foi a pesquisa bibliográfica e, a partir da análise dos dados, foi possível identificar abordagens comuns de gestão da qualidade nas referências teóricas estudadas, como foco no cliente, liderança e pessoas, e identificar algumas dificuldades encontradas por empresas na implantação e gerenciamento da qualidade, como a resistência a mudanças e a falta de apoio e envolvimento da alta gerência. O resultado desta análise embasou a estrutura proposta, caracterizando-a crível e exequível por, respectivamente, considerar orientações de referência na qualidade e considerar aspectos da prática. Além de considerar aspectos da referência teórica e práticos, a estrutura proposta para a implantação de um SGQ está alicerçada em quatro etapas cíclicas – planejar, executar, avaliar e melhorar, a fim de que haja a evolução do sistema em longo prazo.
Abstract: This paper presents a proposal for the structure for implantation of a Quality Management System (QMS) in organizations of products and/or services, based on the guidelines of gurus of quality, awards of quality and ISO 9001:2015, and consideration of practical aspects reported by companies in the literature. The method for data collection was the bibliographic research and based on the data analysis, it was possible to identify common approaches of quality management in the theoretical references studied, such as customer focus, leadership and people, and to identify some of the difficulties found by companies in the deployment and management of quality, such as the resistance to change and the lack of support and involvement of senior management. The result of this analysis staged the proposed structure, characterizing the credible and feasible by, respectively, consider reference guidelines on quality and consider aspects of the practice. In addition to considering aspects of practical and theoretical reference, the proposed structure for the deployment of a QSM is founded in four steps cyclically - plan, execute, evaluate and improve, so that there is the evolution of the system in the long term.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2015.
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