Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13653
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_JoaoArmandoAlves.pdf512,41 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Acolhimento na atenção básica segundo a percepção de profissionais da Região de Saúde Leste, Distrito Federal
Autor(es): Alves, João Armando
Orientador(es): Sousa, Maria Fátima de
Assunto: Atenção primária à saúde
Profissionais de saúde
Acolhimento hospitalar
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 13-Jul-2016
Referência: ALVES, João Armando. Acolhimento na atenção básica segundo a percepção de profissionais da Região de Saúde Leste, Distrito Federal. 2016. 23 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Gestão em Saúde Coletiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Este trabalho pretende apresentar uma reflexão sobre o conceito e prática do acolhimento a partir da perspectiva do trabalhador da saúde no serviço da Atenção Básica e abordar as diversas concepções dos sentidos que esta prática desperta nas relações entre profissionais e usuários dos serviços de saúde. Foi realizado um estudo qualitativo por meio de entrevistas em profundidade, com trabalhadores de dois centros de saúde urbanos e duas equipes de saúde da família de regiões rurais no primeiro semestre de 2016. As equipes são compostas por maioria de profissionais do sexo feminino, com idades entre 31 e 57 anos. As suas percepções acerca do tema acolhimento se apresentam em várias dimensões e diferentes formas de pensar, entretanto convergem para o reconhecimento da necessidade de praticá-lo de modo orgânico e coordenado entre diversos profissionais de saúde das unidades básicas de saúde, tendo nos Agentes Comunitários, sujeitos estratégicos para coproduzirem um conjunto de ações e atividades capazes de promover o estado de bem estar dos indivíduos, famílias e comunidades, no tocante aos seus processos saúde-doença-cuidado. E, sobretudo, organizar os processos de trabalho que orientem os fluxos de referência e contrarreferência, contribuindo assim com as necessidades de integrar as ações e serviços de saúde em redes, resultando no ordenamento das demandas a atenção especializada.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Saúde Coletiva, 2016.
Aparece na Coleção:Saúde Coletiva - Campus Darcy Ribeiro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons