Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13644
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_ValeriadeCarvalhoSobral.pdf555,56 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Uma discussão sobre o critério de reconhecimento da receita de impostos no Brasil
Autor(es): Sobral, Valéria de Carvalho
Orientador(es): Lima, Diana Vaz de
Assunto: Impostos
Impostos - arrecadação
Regime de competência (Contabilidade)
Receita pública
Receita pública derivada
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 13-Jul-2016
Referência: SOBRAL, Valéria de Carvalho. Uma discussão sobre o critério de reconhecimento da receita de impostos no Brasil. 2015. 30 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A receita pública derivada é aquela obtida pelo Poder Público por meio da soberania estatal, decorrendo da imposição constitucional ou legal, auferida de forma impositiva aos cidadãos, como é o caso da receita de impostos no Brasil. Diante da convergência para as normas internacionais de contabilidade, que estabelece a adoção do regime de competência para os registros contábeis, surge a necessidade de definir critérios de reconhecimento a serem aplicados às receitas públicas de impostos. A especificidade da questão está em se tratar de receitas derivadas e, por isso mesmo, sem contraprestação direta, o que dificulta a identificação do fato gerador contábil e do critério de reconhecimento adequado. Diante desse cenário, o presente estudo tem como objetivo apresentar uma discussão sobre o critério de reconhecimento da receita de impostos no Brasil a partir dos registros apresentados por manuais e documentos já publicados, à luz do regime de competência. Trata-se de estudo de natureza exploratória, com abordagem de pesquisa do tipo qualitativa e coleta de dados realizada de forma essencialmente bibliográfica e normativa. Os achados do estudo permitem concluir pela relevância do aspecto temporal (instantâneo, periódico ou continuado) do fato gerador jurídico, e que o lançamento do crédito tributário não deve ser definido como o momento determinante da competência da receita pública de impostos.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2015.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons