Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Neves, Regina da Silva Pina | - |
dc.contributor.author | Duarte, Anamaria Harumi Tamanaha | - |
dc.identifier.citation | DUARTE, Anamaria Harumi Tamanaha. Intervenção psicopedagógica e deficiência intelectual: um estudo de caso sobre a construção do conceito de número. 2015. 56 f., il. Monografia (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. | en |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2015. | en |
dc.description.abstract | Dado que o conceito de número representa um dos principais objetivos da matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental e a partir da análise do histórico escolar da estudante e das queixas apresentadas pela professora, tem-se como problema central de pesquisa analisar os processos de construção do conceito de número. O sujeito da pesquisa foi uma estudante diagnosticada como Deficiente Intelectual e que estava matriculada em uma turma inclusiva do 3º ano do Ensino Fundamental, da rede pública de ensino do Distrito Federal. Inicialmente, o trabalho apresenta uma discussão sobre o processo de inclusão escolar de estudantes com deficiência, o que é deficiência intelectual, as práticas pedagógicas e o conceito de número, para, em seguida, descrever os resultados obtidos das sessões psicopedagógicas. A análise revelou que estratégias, tais como jogos e materiais concretos como suporte para contagem, podem efetivamente auxiliar na aquisição de conceitos matemáticos. Assim, espera-se que este estudo desperte reflexões entre os profissionais envolvidos na vida escolar do estudante, bem como aos futuros psicopedagogos e, destaque, desse modo, a necessidade de trabalhos diferenciados e significativos que promovam a aquisição do conceito de número de estudantes com deficiência intelectual. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.title | Intervenção psicopedagógica e deficiência intelectual : um estudo de caso sobre a construção do conceito de número | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | en |
dc.date.accessioned | 2016-07-13T18:32:54Z | - |
dc.date.available | 2016-07-13T18:32:54Z | - |
dc.date.issued | 2016-07-13T18:32:54Z | - |
dc.date.submitted | 2015 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/13643 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.subject | Ensino fundamental - séries iniciais | en |
dc.subject | Número - conceito em crianças | en |
dc.subject | Psicopedagogia | en |
dc.subject | Inclusão escolar | en |
dc.subject | Deficientes mentais - educação | en |
Aparece na Coleção: | Psicopedagogia Clínica e Institucional
|