Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13643
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_AnamariaHarumiTamanahaDuarte.pdf56,01 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorNeves, Regina da Silva Pina-
dc.contributor.authorDuarte, Anamaria Harumi Tamanaha-
dc.identifier.citationDUARTE, Anamaria Harumi Tamanaha. Intervenção psicopedagógica e deficiência intelectual: um estudo de caso sobre a construção do conceito de número. 2015. 56 f., il. Monografia (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2015.en
dc.description.abstractDado que o conceito de número representa um dos principais objetivos da matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental e a partir da análise do histórico escolar da estudante e das queixas apresentadas pela professora, tem-se como problema central de pesquisa analisar os processos de construção do conceito de número. O sujeito da pesquisa foi uma estudante diagnosticada como Deficiente Intelectual e que estava matriculada em uma turma inclusiva do 3º ano do Ensino Fundamental, da rede pública de ensino do Distrito Federal. Inicialmente, o trabalho apresenta uma discussão sobre o processo de inclusão escolar de estudantes com deficiência, o que é deficiência intelectual, as práticas pedagógicas e o conceito de número, para, em seguida, descrever os resultados obtidos das sessões psicopedagógicas. A análise revelou que estratégias, tais como jogos e materiais concretos como suporte para contagem, podem efetivamente auxiliar na aquisição de conceitos matemáticos. Assim, espera-se que este estudo desperte reflexões entre os profissionais envolvidos na vida escolar do estudante, bem como aos futuros psicopedagogos e, destaque, desse modo, a necessidade de trabalhos diferenciados e significativos que promovam a aquisição do conceito de número de estudantes com deficiência intelectual.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleIntervenção psicopedagógica e deficiência intelectual : um estudo de caso sobre a construção do conceito de númeroen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2016-07-13T18:32:54Z-
dc.date.available2016-07-13T18:32:54Z-
dc.date.issued2016-07-13T18:32:54Z-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/13643-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.subjectEnsino fundamental - séries iniciaisen
dc.subjectNúmero - conceito em criançasen
dc.subjectPsicopedagogiaen
dc.subjectInclusão escolaren
dc.subjectDeficientes mentais - educaçãoen
Aparece na Coleção:Psicopedagogia Clínica e Institucional



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons