Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1364
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_AndressaRiberio_CarlosSouza.PDF1,26 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Dimensionamento de redes WiMax 700 MHz
Autor(es): Ribeiro, Andressa Borges
Souza, Carlos Renato Kusumoto
Orientador(es): Silva, Lúcio Martins da
Assunto: WiMAX (Interoperabilidade Mundial para Acesso de Microondas)
Sistemas de comunicação sem fio
Sistemas de transmissão de dados
Data de apresentação: Dez-2009
Data de publicação: 10-Dez-2010
Referência: RIBEIRO, Andressa Borges; SOUZA, Carlos Renato Kusumoto. Dimensionamento de redes WiMax 700 MHz. 2009. 40 f. Monografia (Bacharelado em Redes de Comunicação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: A mobilidade para acesso aos diversos serviços de dados, vídeo e voz tornou-se necessidade real no contexto atual. Esses serviços demandam cada vez mais taxa de transmissão e desenvolvimento de tecnologias que sejam capazes de dar vazão a esses tráfegos requeridos. Além disso, cobrir áreas distantes de centros urbanos, ou de difícil acesso, ganha importância no que tange à inclusão digital. Características como eficiência espectral, alta taxa de transmissão e maior raio de cobertura, evidenciam o WiMax como tecnologia factível neste escopo. O objetivo deste projeto é estimar a demanda de acessos e número de estações rádio-base, BTS, de uma rede WiMax 700 MHz, portanto, operando em frequência inferior as de WiMax convencionais de 2,5 GHz e 3,5 GHz, visando seu emprego como canal de interatividade para a TV Digital. Então, o dimensionamento será feito escolhendo-se quatro cidades do Distrito Federal com características distintas e levadando-se em consideração também: densidade populacional, perfil de usuário, chegando-se a uma demanda média para cada cidade. O número de BTS será calculado com base nessa demanda e, posteriormente, a mesma estimativa será feita analisando-se os efeitos da propagação. Para esta parte, o modelo de propagação COST231 será utilizado. Em um outro momento, a rede dimensionada para oWiMAX 700MHz será comparada à rede dimensionada para o perfil de 2,5 GHz, então será possível uma análise do desempenho dos dois perfis frente à demanda e à propagação.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2009.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2009.12.TCC.1364
Aparece na Coleção:Engenharia de Redes de Comunicação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.