Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13615
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_RaqueldoAmaralBispo.pdf432,4 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Perspectiva da produtividade e determinantes do crescimento na economia brasileira : uma análise histórica e estrutural
Autor(es): Bispo, Raquel do Amaral
Orientador(es): Ellery Junior, Roberto de Goes
Assunto: Desenvolvimento econômico
Produtividade do trabalho
Produtividade (Economia)
Crescimento econômico
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 12-Jul-2016
Referência: BISPO, Raquel do Amaral. Perspectiva da produtividade e determinantes do crescimento na economia brasileira: uma análise histórica e estrutural. 2016. 67 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Econômicas)-Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O objetivo deste trabalho é apresentar a trajetória da produtividade na economia brasileira, com ênfase na evolução desse indicador em prol do crescimento econômico. A análise é feita utilizando revisão bibliográfica de literatura existente, ressaltando a importância da indústria como um setor importante para promover um maior nível de renda per capita no Brasil. O trabalho apresenta também o histórico de industrialização para explicar a formação da indústria brasileira e os incentivos que recebeu durante a fase de sua expansão. A medida que o país alcança patamares mais elevados de renda, a participação relativa dos setores no produto total se diferencia. Essa transformação é chamada de mudança estrutural e segundo Rocha (2007)demonstra em que períodos da história ela foi relevante para o crescimento econômico. Alguns fatores que influenciam o desempenho da produtividade (do trabalho e total dos fatores) são ressaltados nesse estudo, possibilitando a compreensão do movimento de variáveis reais macroeconômicas na economia brasileira.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, 2016.
Aparece na Coleção:Ciências Econômicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons