Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13614
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_LucasSuassunaBatista.pdf633,46 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Pagamentos por serviços ambientais : utilização para recursos hídricos
Autor(es): Batista, Lucas Suassuna
Orientador(es): Conceição, Pedro Henrique Zuchi da
Assunto: Serviços ambientais
Instrumentos econômicos ambientais
Pagamento por Serviços Ambientais (PSA)
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 12-Jul-2016
Referência: BATISTA, Lucas Suassuna. Pagamentos por serviços ambientais: utilização para recursos hídricos. 2016. 36 f. Trabalho de Conclusão (Bacharelado em Ciências Econômicas)-Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Esta monografia apresenta revisão bibliográfica sobre pagamentos por serviços ambientais - PSA, cita exemplos nacionais e internacionais de programas de PSA, o projeto Whole Farms em Nova Iorque e o projeto Conservadores das Águas em Extrema, Minas Gerais. A monografia abordada a relação da sociedade com os serviços ambientais e como é possível criar um programa minimizando o conflito entre a população urbana e rural. Conclui-se que os Pagamentos de Serviço Ambiental são uma ferramenta com potencial para apresentar equidade, eficácia e eficiência para a manutenção dos serviços ambientais. Os critérios analisados nesse projeto podem ser aplicados a outros casos similares, da mesma forma como as lições depreendidas podem subsidiar a estruturação e a gestão pública de futuros projetos de PSA.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, 2016.
Aparece na Coleção:Ciências Econômicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons