Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13612
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_MicheeKatukuMbakam.pdf1,31 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Uma análise da concentração do mercado brasileiro de fundos de pensão por meio do modelo E-C-D (Estrutura, Conduta e Desempenho)
Autor(es): Mbakam, Michée Katuku
Orientador(es): Riella, Gil
Assunto: Fundos de pensão
Previdência social privada
Investimentos - análise
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 12-Jul-2016
Referência: MBAKAM, Michée Katuku. Uma análise da concentração do mercado brasileiro de fundos de pensão por meio do modelo E-C-D (Estrutura, Conduta e Desempenho). 2015. 34 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Econômicas)-Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Esse trabalho tem como objetivo principal analisar o mercado brasileiro de fundos de pensão por meio do modelo Estrutura – Desempenho – Conduta para o período 2005 – 2015. Isto será feio a partir da mensuração da concentração do mercado usando os dois principais índices que são a Razão de concentração - Crn e Índice Hirchsman – Herfindah - IHH. A variável usada foi o valor dos ativos investidos nas empresas, extraído do consolidado estatístico da associação brasileira das entidades fechadas de previdência complementar - ABRAPP. Alem do crescimento do setor nos 10 últimos anos, os resultados mostraram uma baixa concentração tanto para Cr4 quanto para Cr8 das empresas atuando no setor e foi destacada uma situação do mercado tendendo ao monopólio devido ao crescimento do investimento das empresas publicas.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, 2015.
Aparece na Coleção:Ciências Econômicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons