Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13595
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_JulianaBertoldoAlvares.pdf2,23 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A internacionalização do ensino superior : uma comparação do conteúdo de contabilidade gerencial em diversas universidades do mundo
Autor(es): Alvares, Juliana Bertoldo
Orientador(es): Morgan, Beatriz Fátima
Assunto: Intercâmbio educacional
Contabilidade gerencial
Ciências Contábeis - ensino superior
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 11-Jul-2016
Referência: ALVARES, Juliana Bertoldo. A internacionalização do ensino superior: uma comparação do conteúdo de contabilidade gerencial em diversas universidades do mundo. 2015. 45 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O intercâmbio tem se tornando cada vez mais presente no meio acadêmico devido, principalmente, a variedade de programas governamentais implementados, ocasionando no aumento do volume de universitários que estudam fora de seus países. Além dos programas de incentivo ao intercâmbio existem, também, leis que o regulamentam a fim de proporcionar aos universitários mais facilidade em relação ao aproveitamento dos estudos realizados fora do país. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo comparar o ensino da disciplina Contabilidade Gerencial, do curso de graduação em Ciências Contábeis entre diversas universidades e relacioná-las ao ensino da disciplina na Universidade de Brasília. As universidades analisadas foram escolhidas por meio de um ranking internacional, que traz as 100 melhores universidades do ano de 2014. Para atingir o objetivo, foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório com abordagem qualitativa na análise do conteúdo programático específico da disciplina nas universidades. Concluiu-se que entre as universidades estrangeiras não foi verificada a harmonização, porém entre estas e a Universidade de Brasília, há uma harmonização quanto ao conteúdo abordado.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2015.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons