Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13591
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_AndressaSerraMartins.pdf306,57 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Rentabilidade : uma analise comparativa entre as companhias brasileiras listadas nos niveis 1 e 2 de governança corporativa da Bovespa
Autor(es): Martins, Andressa Serra
Orientador(es): Souza, Francisca Aparecida de
Assunto: Governança corporativa
Indicadores econômicos
Empresas - rentabilidade
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 11-Jul-2016
Referência: MARTINS, Andressa Serra. Rentabilidade: uma analise comparativa entre as companhias brasileiras listadas nos niveis 1 e 2 de governança corporativa da Bovespa. 2013. 53 f. Monografia (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A presente pesquisa teve por objetivo verificar se existe diferença entre as rentabilidades das companhias listadas nos níveis 1 e 2 de Governança Corporativa da BM&FBovespa, nos anos de 2008 a 2012. É um estudo descritivo e quantitativo, no qual foi realizado as análises comparativas dos indicadores de rentabilidade e o teste estatístico de igualdade de médias. A amostra é composta por 35 empresas. Os níveis 1 e 2 de Governança Corporativa foram selecionados por conveniência. Os resultados mostraram que não há uma trajetória semelhante e nem substancialmente discrepante entre as amostras. Contudo, os resultados do teste t student evidenciaram, em geral, igualdade estatística na média das amostras, ou seja, a hipótese nula de igualdade de médias não foi refutada. A pesquisa busca avançar no estudo da Governança Corporativa e sua influência no resultado de corporações que a adere, pois embora as amostras sejam compostas por empresas de diversos setores, estarem listadas nos níveis 1 e 2 de Governança Corporativa é o ponto comum entre elas.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons