Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13587
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_AdrianaLabarreredeAlbuquerque.pdf491,85 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Uma análise do perfil empreendedor declarado pelos proprietários dos escritórios de contabilidade do Distrito Federal
Autor(es): Albuquerque, Adriana Labarrère de
Orientador(es): Freire, Fátima de Souza
Assunto: Empreendedorismo
Empreendedor - perfil
Escritórios de contabilidade
Contadores - prática profissional
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 11-Jul-2016
Referência: ALBUQUERQUE, Adriana Labarrère de. Uma análise do perfil empreendedor declarado pelos proprietários dos escritórios de contabilidade do Distrito Federal. 2013. 47 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este trabalho visa analisar o perfil empreendedor declarado pelos proprietários de escritórios de contabilidade do Distrito Federal. Foi realizada uma pesquisa do tipo descritiva junto aos empresários a fim de identificar as características predominantes dos escritórios com maior faturamento, mais clientes, mais tempo de experiência no mercado, comparado com os escritórios menores. O estudo auxilia os profissionais contábeis que têm o intuito de construir seus próprios negócios com sucesso, já que, elenca as principais características necessárias ao empreendedor. Para a realização da pesquisa foi aplicado questionário via email com 42 empresários e constatou se que 57% da amostra possuem características comuns aos empreendedores e têm tudo para se diferenciarem no mercado. São elas: liderança; iniciativa; interesse pelas necessidades dos clientes; integridade; confiabilidade; persistência. Ser paciente; saber ouvir; ter criatividade; ser tolerante aos riscos, ambiguidade e incertezas; ser motivado e autoconfiante. Não houve grande diferença entre as características atribuídas pelos pequenos e grandes empresários em termos de faturamento.Os resultados encontrados mostram que o sucesso em termos de faturamento das grandes empresas está no portfolio de clientes que possuem. Mesmo com poucos clientes muitas delas possuem faturamento elevado,ou seja, apesar de em menor quantidade são clientes de grande porte.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons