Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13586
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_GessicaCappellesso.pdf741,08 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Qualidade da informação contábil : uma investigação sobre o nível de percepção qualitativa dos contadores e auditores do Distrito Federal
Autor(es): Cappellesso, Géssica
Orientador(es): Rodrigues, Jomar Miranda
Assunto: Informação contábil
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 11-Jul-2016
Referência: CAPPELLESSO, Géssica. Qualidade da informação contábil: uma investigação sobre o nível de percepção qualitativa dos contadores e auditores do Distrito Federal. 2015. 34 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A contabilidade tem por finalidade a prestação de informações contábeis de qualidade a seus diversos usuários, contudo ainda é difícil identificar as determinantes para que uma informação contábil seja de qualidade. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi o de verificar o nível de percepção que os profissionais contábeis do Distrito Federal detêm sobre o gerenciamento de resultado, conservadorismo, value relevance e persistência serem proxies da qualidade da informação contábil. Para isso, foram aplicados questionários presencialmente e via Google Docs., gerando uma amostra de 72 pessoas. Com essa amostra não probabilística intencional, foi realizada uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa, utilizando-se as estatísticas descritivas e a correlação de Spearman. Os resultados mostraram que o value relevance é a proxy mais percebida pelos respondentes, seguida pelo gerenciamento de resultado, conservadorismo e persistência. Ainda, nota-se a existência de uma significativa e leve correlação entre gerenciamento de resultado, gênero e ramo de atuação, o que mostra que homens e profissionais que trabalham na contabilidade pública percebem um pouco mais o gerenciamento de resultado. Além disso, há também correlação entre conservadorismo, faixa etária e tempo de formação, mostrando que pessoas entre 19 a 26 anos e formadas há menos de um ano tem maior percepção sobre a proxy de conservadorismo. Por fim, há uma correlação entre value relevance e gênero, em que as mulheres possuem maior nível de percepção que os homens. Assim sendo, é possível observar que algumas proxies são mais percebidas que outras, e que algumas variáveis podem afetar esse nível de percepção.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2015.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons