Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13574
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_LucasEduardoCoutinhoNogueira[.pdf223,11 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Sistema de custos no setor público : uma análise dos sistemas gerenciais de informações de custos no governo federal e suas possíveis utilidades para a tomada de decisão
Autor(es): Nogueira, Lucas Eduardo Coutinho
Orientador(es): Costa, Abimael de Jesus Barros
Assunto: Governança
Administração pública
Contabilidade de custo
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 8-Jul-2016
Referência: NOGUEIRA, Lucas Eduardo Coutinho. Sistema de custos no setor público: uma análise dos sistemas gerenciais de informações de custos no governo federal e suas possíveis utilidades para a tomada de decisão. 2013. 38 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente trabalho consiste num estudo feito sobre a utilização das informações de custos na tomada de decisão dos gestores no governo federal brasileiro. Foi feita uma ampla pesquisa em periódicos, artigos científicos e na legislação vigente que norteiam a utilização de sistemas de informações gerenciais de custos no setor público a fim de fazer o levantamento do referencial teórico do assunto. Por meio dessa leitura aplicou-se à utilização das informações de custos no setor público a Teoria dos Custos de Transação, assim como os preceitos da modernização que vêm ocorrendo na Administração Pública da denominada Nova Administração Pública (New Public Management). Após isso, buscou-se analisar os sistemas de informações de custos existentes nos órgãos dos três poderes da União e no Ministério Público da União, através de saídas de campo nos órgãos selecionados e na leitura de trabalhos publicados. A análise dos sistemas se deu ainda por meio da utilização da técnica de SWOT, visando contentar oportunidades e ameaças externas, assim como as forças e fraquezas internas dos sistemas. Por fim uma análise consolidada foi também realizada. Os resultados encontrados foram um expressivo atraso dos poderes Judiciário, Legislativo e do Ministério Público da União, apesar de existir diversas experiências no Governo Federal. Foi constatado também que para dar continuidade à gestão de custos no Brasil, será necessário um forte comprometimento dos governantes, uma ampla capacitação do capital humano, assim como o incentivo e a cobrança dos órgãos de controle e, sobretudo o envolvimento da comunidade acadêmica e a participação da sociedade.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Curso de Ciências Contábeis, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons