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dc.contributor.advisorZaitune, Maria Paula do Amaral-
dc.contributor.authorBezerra, Gabriela Vilarins-
dc.identifier.citationBEZERRA, Gabriela Vilarins. A advocacia em saúde nas diretrizes curriculares nacionais de saúde coletiva. 2016. [23?] f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Saúde Coletiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2016.en
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Saúde Coletiva, 2016.en
dc.description.abstractAs Diretrizes Curriculares Nacionais apontam para os conhecimentos, habilidades e atitudes a serem desenvolvidas durante a trajetória acadêmica para a formação do profissional. Uma das competências esperadas de um sanitarista é a promoção da saúde, não só induzindo medidas e ações individuais, mas especialmente as de âmbito coletivo por meio de políticas públicas, que ainda configuram um desafio para a saúde. O objetivo desse estudo foi analisar as DCN dos cursos de Saúde Coletiva a fim de reconhecer se a advocacia em saúde está prevista e inserida como uma das competências a ser desenvolvida e requerida pelos futuros sanitaristas do Brasil. Trata-se de um estudo qualitativo, de análise documental cujo objeto de investigação foi a proposta das DCN dos cursos de Graduação em Saúde Coletiva, em trâmite nas devidas instâncias para aprovação, e como referencial de análise, utilizado o manual das "Competências Principais em Promoção da Saúde - CompHP". Os resultados apontam para a presença de estratégias de advocacia em saúde nos três eixos, mas com algumas lacunas evidenciadas. Sinaliza também para o desafio de adequar os currículos dos cursos de Saúde Coletiva no sentido de formar um sanitarista com o olhar para as necessidades sociais e o exercício da equidade bem como reivindicador do direito à saúde e articulador com a população para estimular essa prática, ainda mais no contexto atual de ameaça e iminente perda da garantia de direitos em saúde.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleA advocacia em saúde nas diretrizes curriculares nacionais de saúde coletivaen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2016-07-08T13:35:00Z-
dc.date.available2016-07-08T13:35:00Z-
dc.date.issued2016-07-08T13:35:00Z-
dc.date.submitted2016-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/13571-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.subjectPromoção da saúdeen
dc.subjectCompetências individuaisen
dc.subjectSanitaristas - formaçãoen
dc.description.abstract1The National Curricular Guidelines point to the knowledge, skills and attitudes to be developed during the academic trajectory for professional training. One of the competencies expected of a physician is the promotion of health, not just inducing measures and individual actions, but especially the scope discourse through public policies, which still represent a challenge for the health. The objective of this study was to analyze the DCN of courses of Collective Health in order to recognize whether the advocacy in health is provided and inserted as one of the competencies to be developed and applied by future healthcare workers in Brazil. It is a qualitative study, analysis of documents whose object of investigation was the proposal of the DCN of graduate courses in Public Health, discussed in the appropriate forums for approval, and as a benchmark analysis, used the manual of "Core Competencies in Health Promotion - CompHP". The results indicate the presence of strategies of advocacy on health in three axes, but with some gaps identified. Signals also for the challenge of adapting the curricula of courses of Collective Health in order to form a sanitarian with the look to social needs and the exercise of equity as well as claimant the right to health and articulates with the population to encourage this practice, even more so in the current context of threats and imminent loss of warranty rights in health.en
Aparece na Coleção:Saúde Coletiva - Campus Darcy Ribeiro



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