Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13570
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_FernandoJosedasNevesJunior.pdf3,75 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Desenvolvimento de aplicativo computacional para cálculo de demanda segundo as normas de distribuição da CEB e dimensionamento de condutores e dispositivos de proteção segundo a ABNT NBR 5410:2004
Autor(es): Neves Júnior, Fernando José das
Orientador(es): Severino, Mauro Moura
Assunto: Energia elétrica - distribuição
Instalações elétricas
Aplicativos
Data de apresentação: Jul-2014
Data de publicação: 8-Jul-2016
Referência: NEVES JÚNIOR, Fernando José das. Desenvolvimento de aplicativo computacional para cálculo de demanda segundo as normas de distribuição da CEB e dimensionamento de condutores e dispositivos de proteção segundo a ABNT NBR 5410:2004. 2014. xvi, 127 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Elétrica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: No projeto de uma instalação elétrica é fundamental a realização dos cálculos de demanda e dos dimensionamentos dos circuitos, tanto do ponto de vista econômico quanto da segurança das instalações. O projetista atuante no mercado precisa ser eficaz, rápido e preciso seguindo as normas em todos os seus projetos. Neste contexto, este trabalho teve como objetivo desenvolver um aplicativo computacional para cálculo de demanda, determinação do tipo de fornecimento e dimensionamento do ramal de entrada segundo as normas técnicas de distribuição da Companhia Energética de Brasília (CEB) para unidades consumidoras individuais, prédios de múltiplas unidades e instalações com distribuição em tensão primária e o dimensionamento de condutores e dispositivos de proteção contra sobrecargas de acordo com os seis critérios de dimensionamento da ABNT NBR 5410. Desenvolvido no Microsoft Excel, com a linguagem de programação VBA como plano de fundo, esse trabalho alcançou êxito no desenvolvimento do Aplicativo Computacional para Cálculos e Dimensionamentos em Instalações Elétricas (ACADIE). O aplicativo visa ser intuitivo e de fácil manuseio, proporcionando um aumento da produtividade do usuário. Atende um nicho de engenheiros projetistas atuantes em Brasília, pois segue as normas da concessionária local, além de atender também os estudantes, futuros projetistas, da Universidade de Brasília. No trabalho, vários fluxogramas e interpretações das normas foram elaborados, os quais auxiliam na consolidação dos conceitos envolvidos. Buscando o rápido aprendizado das funcionalidades do aplicativo uma série de vídeos tutoriais foi desenvolvida e colocada em plataforma própria para compartilhamento com o público-alvo. Como contribuição acadêmica, o trabalho é uma ferramenta de auxílio didático à disciplina de instalações elétricas da UnB.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2014.
Aparece na Coleção:Engenharia Elétrica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons