Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1354
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_WalderRaymundoFlorianoJorge.pdf767,69 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorLima-Marques, Mamede-
dc.contributor.authorJorge, Walder Raymundo Floriano-
dc.identifier.citationJORGE, Walder Raymundo Floriano. Um modelo baseado em processos organizacionais para o serviço de compras nacionais das IFES: o caso da UnB. 2009. 79 f. Monografia (Especialização em Gestão Universitária)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2009.en
dc.description.abstractEste trabalho apresenta a análise do processo do pedido de compras de diferentes Instituições Federais de Ensino Superior, comparativamente à Universidade de Brasília, a partir de documentos consultados em meio eletrônico e/ou manuseados no setor responsável pelo processo. Apresenta uma revisão de literatura abordando aspectos como a conceituação de processos organizacionais e da gestão por meio de processos, a reengenharia de processos no contexto da estratégia institucional e vantagem competitiva, a tecnologia de informação e a gestão do conhecimento como características da reengenharia de processos, e a Administração Pública e sua necessidade de redução de custos exemplificada através da modalidade de licitação de Pregão Eletrônico. Na metodologia são explanadas etapas de um modelo de administração por processos, e posteriormente, nos resultados, são expostos os métodos do processo de pedido de compras de cada Universidade. Uma discussão, então, é realizada como análise dos dados obtidos, o que possibilitou a identificação de pontos fortes e pontos fracos no modelo de processos utilizado por cada Instituição de Ensino Superior. Suas principais considerações finais incluem a importância de estudos mais aprofundados em diferentes empresas, sejam elas privadas ou públicas de modo a se conhecer a eficiência e efetividade na execução dos processos e o desempenho das mesmas através da administração por processos por meio de descrição mais detalhada de suas diferentes etapas de execução.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordLicitação públicaen
dc.subject.keywordPregão eletrônicoen
dc.subject.keywordUniversidades e faculdades - administraçãoen
dc.subject.keywordGestão de processosen
dc.subject.keywordUniversidade de Brasília (UnB)en
dc.titleUm modelo baseado em processos organizacionais para o serviço de compras nacionais das IFES : o caso da UnBen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2010-12-09T11:50:31Z-
dc.date.available2010-12-09T11:50:31Z-
dc.date.issued2010-12-09T11:50:31Z-
dc.date.submitted2009-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/1354-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2009.TCC.1354-
Aparece na Coleção:Gestão Universitária



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.