Título: | Desenvolvimento de jogadores automatizados utilizando máquina de estados, comportamentos de direção e algoritmos de busca em grafos |
Autor(es): | Andrade, Bruno Rodrigues de |
Orientador(es): | Serrano, Milene |
Coorientador(es): | Serrano, Maurício |
Assunto: | Jogos eletrônicos Jogadores automatizados |
Data de apresentação: | 2015 |
Data de publicação: | 4-Jul-2016 |
Referência: | ANDRADE, Bruno Rodrigues de. Desenvolvimento de jogadores automatizados utilizando máquina de estados, comportamentos de direção e algoritmos de busca em grafos. 2015. 147 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia de Software)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | O estudo de jogadores autônomos tem sido amplamente discutido desde a aparição de jogos eletrônicos ao redor do mundo. Vários cientistas e engenheiros têm empreendido esforços para definir uma Inteligência Artificial de jogadores automatizados adequada em contextos e jogos diferentes. O presente trabalho descreve uma proposta de desenvolver jogadores automatizados para o jogo Lost Gems (desenvolvido por Bruno Rodrigues,
Luís Rezende, Felipe Perius, Henrique Prudêncio e Thamara Gabriella para a plataforma iOS). Estes jogadores possuem uma série de comportamentos pré-programados: percorrer o mapa, atirar em inimigos, capturar um objeto na base inimiga, entre outros. Essas estratégias foram implementadas utilizando-se de Máquina de Estados Finitos, Comportamentos de Direção, Grafos, Algoritmo de Busca de Menor Caminho. Os jogadores automatizados devem agir simulando o comportamento de jogadores humanos a fim de que o jogo se torne mais competitivo, e equilibrado na sua dificuldade. |
Abstract: | The study of autonomous agents has been widely discussed the emergence of electronic games around the world. Several scientists and scholars have made efforts to set a properly Artificial Inteligence of autonomous players in different contexts and games. This paper describes a proposal to develop automated agents for the game Lost Gems (developed by Bruno Rodrigues, Luís Rezende, Felipe Perius, Henrique Prudêncio and Thamara Gabriella for the iOS plataform). These agents have a number of pre-programmed behaviors: scroll the map, shoot in enemies, capture an object in the enemy base, among others.
These strategies was implemented using Finite State Machine, Steering Behaviours, graphs, Shortest Path Algorithm. Automated players should act simulating the behavior of human players in order that the game becomes more competitive and balanced in its difficulty. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Curso de Engenharia de Software, 2015. |
Aparece na Coleção: | Engenharia de Software
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