Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13536
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_GabrielAugustoBarbosa.pdf5,55 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSerrano, Maurício-
dc.contributor.authorBarbosa, Gabriel Augusto-
dc.identifier.citationBARBOSA, Gabriel Augusto. Simulador de ambientes acústicos orientado a uma abordagem multiagentes. 2015. 129 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia de Software)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Curso de Engenharia de Software, 2015.en
dc.description.abstractUm projeto acústico deve ser cuidadosamente estudado, pois aspectos como dimensões e materiais aplicados influenciam diretamente no som do ambiente. O controle da acústica em um ambiente onde as dimensões já foram determinadas é realizado através da aplicação de materiais que influenciam no som. O emprego desses materiais deve ser cuidadosamente estudado a fim de aplicar materiais que contribuam com um bom projeto acústico e evitar o emprego de materiais supérfluos. O uso de simulações computacionais vem sendo cada vez mais frequente no dia a dia do projetista acústico, a fim de atingir projetos mais eficientes e que atendam às necessidades acústicas esperadas pelo cliente. Neste trabalho, será apresentado o projeto de um simulador que permite a simulação do comportamento do som dentro de um ambiente fechado. Esta simulação consiste em uma representação do som como uma partícula que percorre um determinado ambiente, identificando pontos de colisão e gerando as respectivas reflexões e absorções sonoras a fim de simular o evento de reverberação dentro do ambiente inserido. Este projeto visa a criação de uma máquina de raciocínio capaz de simular o comportamento do som dentro de um ambiente, permitindo então, o uso desta máquina na implementação de novos simuladores. Trata-se de uma ferramenta de software livre baseada no paradigma multiagentes, recorrendo a alguns recursos da orientação a objetos, onde seu principal foco é a comunidade de desenvolvimento de software livre.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordSimulador acústicoen
dc.subject.keywordProjeto acústicoen
dc.titleSimulador de ambientes acústicos orientado a uma abordagem multiagentesen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2016-07-04T17:47:58Z-
dc.date.available2016-07-04T17:47:58Z-
dc.date.issued2016-07-04T17:47:58Z-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/13536-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.contributor.advisorcoSerrano, Milene-
dc.description.abstract1An acoustic design should be carefully studied because aspects, such as dimensions and materials, applied have a direct influency at the sound of the environment. The control of the sound in an environment, where the dimensions have been determined, is accomplished through the application of materials which influence the sound. The use of these materials should be carefully studied in order to apply materials that contribute to a good acoustic design and avoiding the use of unnecessary materials. The use of computer simulations has been increasingly common in everyday acoustic designer in order to achieve more efficient designs that meet the acoustical requirements expected by the client. In this work, the design of a simulator that allows sound behavior simulation within a closed environment will be presented. The simulation consists of a sound representation as a particle that travels in a certain environment, identifying collision points and generating the respective sound absorption and reflections in order to simulate the reverberation event in the environment. This project aims to assist acoustic experts and / or designers, so they can monitor and evaluate if the parameters of the room are really suitable. It is a free software tool based on multi-agent paradigm, using some features of object orientation.en
Aparece na Coleção:Engenharia de Software



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons