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dc.contributor.advisorMarcelino, Gileno Fernandes-
dc.contributor.authorLustosa, Ariosto Nogueira-
dc.contributor.authorCarmona, Elder Ayres-
dc.identifier.citationLUSTOSA, Ariosto Nogueira; CARMONA, Elder Ayres. Viabilidade da aplicação do Balanced Scorecard em uma universidade pública: análise de uma unidade descentralizada da Universidade de Brasília (UnB). 2007. 80 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Gerencial)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2007.en
dc.description.abstractO planejamento do ensino superior no Brasil (especialmente no ensino de graduação) tem sido feita com base na experiência adquirida em estudos, projeções de cenários e planejamentos estratégicos. Estes instrumentos têm se mostrado eficientes e eficazes, em que pese o elevado custo. Na década de 90, Kaplan e Norton descreveram o Balanced Scorecard (BSC) como “um conjunto de indicadores que proporciona aos gerentes uma visão rápida e abrangente, de toda a empresa”. Estes indicadores são capazes de identificar e quantificar ações do passado e presente, bem como complementar, com indicadores operacionais, qual a satisfação dos clientes, identificar a razoabilidade dos processos internos e a capacidade da organização aprender e melhorar. Estes indicadores, ou medidores de desempenho buscam sintetizar as condições objetivas do mundo real em que a operação efetivamente acontece, traduzindo em números a situação do ambiente, do negócio, da interação entre eles, fazendo a ponte entre a organização e os executivos, de forma a dar conhecimento do desempenho alcançado, em quais condições isto se deu e as manifestações e tendências predominantes. A utilidade desses indicadores de desempenho, portanto, vai além da quantificação numérica dos resultados obtidos e além do conjunto de situações que circunscrevem a operação. Pode-se deduzir que os indicadores do desempenho norteiam as organizações no julgamento da operação e fornecem o referencial para as decisões que definirão o seu futuro. O presente trabalho objetiva, com base na metodologia Balanced Scorecard (BSC), descrever as características desse sistema de gestão estratégica e a sua aplicabilidade a uma universidade pública, tomando como ponto de partida uma Unidade Descentralizada da Universidade de Brasília (UnB)/Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (CESPE). Utilizou-se, como método de pesquisa, a pesquisa bibliográfica, levantamento de dados por meio de questionário fechado, entrevistas e visitas a empresas públicas que vivenciaram a implantação do Balanced Scorecard (BSC).en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordUniversidades e faculdades - planejamentoen
dc.subject.keywordUniversidades e faculdades - administraçãoen
dc.subject.keywordUniversidades e faculdades - indicadoresen
dc.subject.keywordBalanced Scorecard (BSC)en
dc.subject.keywordUniversidade de Brasília (UnB)en
dc.titleViabilidade da aplicação do Balanced Scorecard em uma universidade pública : análise de uma unidade descentralizada da Universidade de Brasília (UnB)en
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2010-12-09T11:00:07Z-
dc.date.available2010-12-09T11:00:07Z-
dc.date.issued2010-12-09T11:00:07Z-
dc.date.submitted2007-06-15-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/1351-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2007.06.TCC.1351-
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