Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1350
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_AliceFalquetto_LindalvaCosta.pdf759,49 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação de impacto em profundidade : curso de Desenvolvimento Gerencial de uma IFES
Autor(es): Falquetto, Alice Maria
Costa, Lindalva Lima
Orientador(es): Odelius, Catarina Cecília
Assunto: Aprendizagem organizacional
Formação profissional
Universidades e faculdades - currículos
Universidades e faculdades - administração de pessoal
Universidade de Brasília (UnB)
Data de apresentação: 15-Jun-2007
Data de publicação: 9-Dez-2010
Referência: FALQUETO, Alice Maria; COSTA, Lindalva Lima. Avaliação de impacto em profundidade: curso de Desenvolvimento Gerencial de uma IFES. 2007. 70 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Gerencial)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo avaliar o impacto em profundidade das ações de qualificação dos egressos da 1ª turma do Curso de Especialização em Desenvolvimento Gerencial promovido pela Universidade de Brasília. Inicialmente foi realizada uma revisão bibliográfica, com o referencial teórico abrangendo temas sobre organizações e suas principais abordagens, enfatizando-se o aspecto da aprendizagem organizacional, níveis de aprendizagem e transferência de aprendizagem. Posteriormente, tratou-se da importância da avaliação de treinamento e sua evolução histórica. A pesquisa foi feita junto aos 34 profissionais de nível superior de uma instituição educacional que participaram do curso. Para a coleta dos dados a respeito da freqüência de uso do conteúdo abordado em cada disciplina, o grau de importância do conteúdo abordado e a contribuição da disciplina para o trabalho realizado, foi elaborado instrumento específico, que também levantou dados pessoais e funcionais para caracterização dos pesquisados (tempo de trabalho, subordinados, atividades desenvolvidas na área meio, área fim e outros, além do tempo de trabalho na área e idade). Foi feita análise descritiva dos dados e os resultados apresentados indicam que os egressos do curso de Especialização em Desenvolvimento Gerencial percebem impacto positivo do curso, pois consideram que ocorreu transferência de aprendizagem da maioria dos conteúdos ministrados nas disciplinas, com aplicabilidade na sua unidade de trabalho. No entanto, sugere-se a realização de estudos mais aprofundados para esclarecer alguns dos resultados obtidos com este estudo.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2007.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2007.06.TCC.1350
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Gerencial



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.