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dc.contributor.advisorFreire, Fátima de Souza-
dc.contributor.authorSousa, Thiago Moraes de-
dc.identifier.citationSOUSA, Thiago Moraes de. Uma métrica para avaliar a performance social corporativa: estudo aplicado ao setor de transporte ferroviário de cargas brasileiro. 2013. 29 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.en
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2013.en
dc.description.abstractEste artigo tem como objetivo avaliar a performance socioambiental corporativa (PSC) das entidades do setor econômico de transporte ferroviário de cargas brasileiro no período de 2008 a 2010. Para isto, foi desenvolvida uma metodologia própria de mensuração, baseada em outros índices de PSC. Os pontos fortes e fracos das empresas foram fundamentados, classificados e foram ponderados de acordo com seu desempenho em relação à concorrência. A metodologia foi aplicada aos dados obtidos nas demonstrações financeiras, nas publicações das companhias e nos relatórios da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), gerando um índice de desempenho anual para cada empresa. A evolução do índice e suas dimensões foram analisadas de forma global e individual, com destaque para as principais influências. Os resultados do índice de PSC foram comparados com as conclusões de outras pesquisas, por meio de correlações entre o índice, a rentabilidade e o tamanho das empresas. Os resultados dos dois primeiros anos foram compatíveis com os resultados esperados, demonstrando que PSC tem correlação positiva com a rentabilidade e o tamanho da empresa. Contudo, as correlações não foram significantes para o ano de 2010. O desenvolvimento do índice foi concluído, sugerindo a possibilidade de novas adaptações para mensuração de PSC em outros setores.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleUma métrica para avaliar a performance social corporativa : estudo aplicado ao setor de transporte ferroviário de cargas brasileiroen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2016-06-29T19:35:53Z-
dc.date.available2016-06-29T19:35:53Z-
dc.date.issued2016-06-29T19:35:53Z-
dc.date.submitted2013-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/13470-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.subjectTransporte ferroviário de cargaen
dc.description.abstract1This article aims to evaluate the corporate social performance (CSP) in the entities within the Brazilian rail freight transport sector for the period 2008-2010. For this purpose, a proper measurement methodology was developed, based on other CSP indexes. The strengths and weaknesses of the companies were substantiated, classified and were weighted according to their performance in relation to competitors. The methodology was applied to the data obtained in the financial, companies publications and reports of the inland transportation national agency (ANTT), generating an annual performance index for each company. The evolution of the index and its dimensions were analyzed overall and individually, highlighting the main influences. The results from PSC index were compared with the findings in other studies, using correlations between CSR index, profitability and firm size. The results of the first two years were compatible with the expected results, showing that PSC has a positive correlation with the profitability and firm size. However, the correlations were not significant for the year 2010. The development of the index was completed, suggesting the possibility of further adaptations to the measurement of CSR in other sectors.en
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