Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13463
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_GustavoPavanZafalon.pdf1,11 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Variações nas frações lábeis da matéria orgânica do solo no processo de recuperação de pastagem degradada
Autor(es): Zafalon, Gustavo Pavan
Orientador(es): Figueiredo, Cícero Célio de
Assunto: Solos - manejo
Biomassa
Data de apresentação: Dez-2015
Data de publicação: 29-Jun-2016
Referência: ZAFALON, Gustavo Pavan. Variações nas frações lábeis da matéria orgânica do solo no processo de recuperação de pastagem degradada. 2015. 41 f., il. Monografia (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A integração lavoura-pecuária é um sistema que vem sendo utilizado no Brasil como alternativa de uso sustentável do solo e como estratégia para a recuperação de pastagens degradadas. O acúmulo de matéria orgânica é uma das grandes vantagens desse sistema. No entanto, ainda há carência de informação sobre as alterações de curto-prazo promovidas por este sistema nas frações lábeis da matéria orgânica do solo. Este trabalho teve por objetivo avaliar o efeito da implantação de sistema de integração lavoura-pecuária sobre frações lábeis da matéria orgânica do solo. O estudo foi realizado na área experimental da “Fazenda Água Limpa” da Universidade de Brasília. Em duas áreas de 1 ha cada que se encontravam em avançado processo de degradação foram implantados os consórcios de milho com espécies forrageiras no ano de 2012. A partir deste ano em uma das áreas foi utilizada a gramínea forrageira Panicum maximum cv. Aruana e na outra a forrageira Panicum maximum cv. Massai, ambas em consórcio com o milho. Amostras de solos foram coletadas nessas áreas antes da implantação do experimento (outubro de 2012) e em março de 2014, nas profundidades de 0-10; 10-20 e 20-40 cm. Foram obtidos os seguintes teores de carbono da matéria orgânica: carbono lábil (CL), carbono da biomassa microbiana (CBM) e carbono orgânico total (COT). A comparação entre as áreas antes e após a recuperação foi realizada por ANOVA e teste de comparação de médias (LSD; p<0,05). O carbono lábil representou a fração mais sensível para expressar as mudanças na matéria orgânica causadas pela recuperação de área degradada com o uso de consórcio com milho. Apesar do pouco tempo de recuperação da pastagem, o uso do consórcio de milho com forrageiras de Panicum maximum mostrou-se uma opção adequada para elevar os teores de matéria orgânica com reflexos na melhoria da qualidade do solo.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2015.
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons