Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13431
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_SarahCalacaFelix.pdf537,68 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Responsabilidade social governamental um estudo sobre o índice mineiro de responsabilidade social
Autor(es): Felix, Sarah Calaça
Orientador(es): Silva, Rosane Maria Pio da
Assunto: Responsabilidade social governamental
Indicadores sociais
Gestão pública
Índice Mineiro de Responsabilidade Social (IMRS)
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 27-Jun-2016
Referência: FELIX, Sarah Calaça. Responsabilidade social governamental um estudo sobre o índice mineiro de responsabilidade social. 2013. 37 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A partir do ano de 1995, o Brasil passou por uma modificação na gestão pública que já vinha acontecendo em vários países europeus. As demandas da população em geral fizeram com que a Responsabilidade Social Governamental passasse a ser o objeto de estudo e de prática de diversos órgãos públicos a fim de promover qualidade de vida cidadãos brasileiros. Para analisar os resultados das ações do governo e o retorno dos investimentos sociais no Estado de Minas Gerais foi criado o Índice Mineiro de Responsabilidade Social – IMRS. Com o intuito de averiguar o comportamento desse índice em relação aos recursos financeiros recebidos pelos municípios, a atual pesquisa foi elaborada analisando-se três grandes componentes da renda municipal: Receita Tributária, Cota Parte do ICMS e o Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Para identificar a correlação entre as variáveis, um modelo foi previamente definido e a ferramenta utilizada foi o SPSS (Statistical Package for Social Science). Após a análise dos out puts, pode-se observar a influência positiva das variáveis sobre o IMRS, de forma que as três variáveis analisadas conjuntamente explicam 25% do referido índice.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons