Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13418
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_JessicaMelinaBehneVettorelo.pdf565,89 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A relação dos estudantes na fase adulta com a aprendizagem musical em uma escola de música de Primavera do Leste – MT
Autor(es): Vettorelo, Jéssica Melina Behne
Orientador(es): Recôva, Simone Lacorte
Assunto: Música - instrução e estudo
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 27-Jun-2016
Referência: VETTORELO, Jéssica Melina Behne. A relação dos estudantes na fase adulta com a aprendizagem musical em uma escola de música de Primavera do Leste – MT. 2015. 32 f., il. Monografia (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Primavera do Leste- MT, 2015.
Resumo: As razões da busca por aprendizagem musical na fase adulta em uma escola de música de Primavera do Leste foi o tema eleito para a presente pesquisa que tem entre seus objetivos específicos compreender as razões que levam os alunos adultos a estudarem música nesta fase da vida, conhecer o contato musical no ambiente familiar e social, e identificar os espaços de estudo formal de música escolhidos por eles. Para tanto fez-se um diálogo com autores como Tomanick (2011), Santos et al. (2012), Requião (2002), Souza (2009), Albuquerque (2011) e Renner (2007). Quanto à metodologia utilizada, a pesquisa tem caráter quali-quantitativa do tipo levantamento, sendo utilizado como técnica de coleta de dados um questionário autoadministrado e a realização de entrevista semi-estruturada. A amostra é composta por doze alunos com faixa etária compreendida entre 30 e 60 anos. No que diz respeito aos resultados obtidos conclui-se que estes adultos são em sua maioria casados, com mais de dois filhos, ainda ativos economicamente, com nível de escolaridade alta, e que buscam na aprendizagem musical a realização pessoal através do resgate de sonhos da infância ou mesmo bem-estar, hobby, e também desenvolvimento técnico e de outras habilidades que julgam ser desenvolvidas através da música1.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Decanato de Ensino de Graduação, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Artes, Departamento de Música, Curso de Licenciatura em Música a Distância, 2015.
Aparece na Coleção:Música



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons