Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13412
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_MarceloNunesSalgado.pdf2,2 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise de fluxo de carga : técnica de abordagem por representação polar, retangular e por injeção de corrente
Autor(es): Salgado, Marcelo Nunes
Orientador(es): Freitas, Francisco Damasceno
Assunto: Sistemas de energia elétrica
Tensão elétrica
Data de apresentação: Dez-2013
Data de publicação: 24-Jun-2016
Referência: SALGADO, Marcelo Nunes. Análise de fluxo de carga: técnica de abordagem por representação polar, retangular e por injeção de corrente. 2013. xvi, 84 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Elétrica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A crescente demanda de energia elétrica influencia no modo como o sistema elétrico de potência (SEP) é aprimorado frequentemente. O estudo do fluxo de carga é de vital importância para a análise de todo o sistema. Manter este fluxo adequado evita perturbações nas redes e podem causar transtornos maiores. Quanto mais conectado o sistema, maior a chance de um problema considerado isolado causar transtornos em outras regiões. No presente trabalho, primeiro é apresentado uma descrição teórica dos conceitos estudados e analisados com intuito de mostrar um esclarecimento sobre os temas propostos. Em seguida, foram feitas diversas análises e simulações em 3 sistemas com o intuito de analisar as consequências que a alteração de um parâmetro pode causar em um SEP. No decorrer do projeto, foram feitos 2 códigos computacionais utilizando o Método de Newton-Raphson (NR) e a ferramenta computacional Matlab® 2012 para que simulações de Margem de Estabilidade pudessem ser analisadas por uma forma diferente do Método Convencional de NR.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2013.
Aparece na Coleção:Engenharia Elétrica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons