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Título: Viabilidade financeira de um e-commerce de vestuário feminino
Autor(es): Cunha, Ana Carolina Sgambato
Orientador(es): Granemann, Sérgio Ronaldo
Assunto: Comércio eletrônico
Empresas - análise econômico-financeira
Data de apresentação: 25-Nov-2015
Data de publicação: 22-Jun-2016
Referência: CUNHA, Ana Carolina Sgambato. Viabilidade financeira de um e-commerce de vestuário feminino. 2015. 59 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia de Produção)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: No Brasil, nos últimos anos, temos visto um forte aumento na criação de novas empresas e de optantes pelo Simples Nacional, regime fiscal diferenciado e favorável aos pequenos negócios. Nesse cenário de crescimento, as empresas de pequeno porte são fundamentais para estimular a economia do país e possibilitar a inclusão social. Dentre as várias formas de comércio, o e-commerce (comércio eletrônico) vem sendo impulsionado cada vez mais pelos consumidores. Nesse setor do comércio, o destaque encontra-se no segmento de moda e vestuário, objeto de estudo desse trabalho. Apesar do crescimento de novas empresas, a taxa de mortalidade para os primeiros anos de atividade ainda é muito alta. Para evitar a mortalidade do novo negócio e para iniciar uma empresa com maiores condições de êxito ou mesmo ampliar ou promover inovações em um negócio, independente do segmento, é preciso elaborar um plano de negócio conciliado com um estudo de viabilidade. Dessa forma, esse trabalho apresenta um plano de negócio de uma nova empresa no ramo de e-commerce de vestuário feminino, aliado com um estudo de viabilidade financeira. O capital social da empresa é de R$ 30.000,00, é esperada uma taxa interna de retorno de 20%, um valor anual uniforme de R$ 11 mil e o prazo de retorno do investimento é estimado em 4 anos.
Abstract: In Brazil, in recent years we have seen a strong increase in business start-ups opting for National Simple, a differentiated and favorable tax arrangements program for small businesses. In this growth scenario, the small businesses are the key to stimulating the economy and enable social inclusion. Among the various forms of trade, the e-commerce is increasingly being driven by consumers. Among the trade sector of the economy, the highlight is in the fashion industry and clothing, object of study of this work. Despite the growth of new companies, the mortality rate for the first years of activity is still very high. To prevent mortality of new business and to start a company with greater prospects of success or even expand or promote innovation in a business, regardless of segment, we need to prepare a business plan reconciled with a feasibility study. Thus, this work presents a business plan for a new e-commerce company in female clothing, combined with a financial viability study. The share capital of this new company is R$ 30,000.00, is expected an internal rate of return of 20%, a uniform annual amount of R$ 11,000 and the payback period of the investment is estimated at four years.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2015.
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