Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13397
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_IranBarrosNunesFilho.pdf1,02 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Controle estatístico de qualidade para indicadores do Instituto Federal de Brasília
Autor(es): Nunes Filho, Iran Barros
Orientador(es): Silva, Gladston Luiz da
Assunto: Controle estatístico de qualidade
Análise de séries temporais
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 22-Jun-2016
Referência: NUNES FILHO, Iran Barros. Controle estatístico de qualidade para indicadores do Instituto Federal de Brasília. 2015. 46 f., il. Monografia (Bacharelado em Estatística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Neste trabalho foi proposto o uso de gráficos de controle para dois indicadores da área de suporte do Instituto Federal de Brasília (IFB). Estes indicadores foram selecionados por COELHO (2015), funcionário da área de suporte do Instituto Federal de Brasília (IFB) e aluno do Programa de Pós-graduação da Ciência da Computação da Universidade de Brasília. Inicialmente foi realizada a análise descritiva dos dados. O próximo passo consistiu em ajustar as duas séries dos dois gráficos e propor um modelo. As séries dos dois indicadores se mostraram estacionárias, as suas funções de autocorrelação aparentam ser um Ruído Branco. Esta característica fez com que os gráficos de controle não utilizassem o resíduo de um modelo ajustado e sim a série original. Alguns testes foram necessários para determinar qual seria o melhor gráfico de controle. Os testes de Kolmogorov-Smirnov e Shapiro-Wilk afastaram a hipótese de que os dados seguiam uma Normal, além de análises visuais como o QQPlot e o histograma dos dados. Tal característica contribuiu para que o gráfico de controle do tipo Médias Móveis Exponencialmente Ponderadas (MMEP) fosse sugerido para os dois indicadores, dado que este tipo de gráfico é o indicado quando há ausência de normalidade das observações. Posteriormente foram construídos os gráficos de controle variando o /\ e o limite de controle. Palavras-chaves: Gráficos de controle, Controle estatístico de qualidade, indicadores, Séries temporais, estacionariedade, normalidade, Komolgorov-Smirnov, Shapiro-Wilk, Médias Móveis Exponencialmente Ponderadas, MMEP
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Estatística, 2015.
Aparece na Coleção:Estatística



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons