Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13390
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_LuaraPereiradeOliveira.pdf1,67 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Histórias em quadrinhos como recurso didático para o ensino do bioma cerrado
Autor(es): Oliveira, Luara Pereira de
Orientador(es): Freitas, Maria de Lourdes Lazzari de
Assunto: Histórias em quadrinhos
Cerrado
Prática de ensino - ciências
Data de apresentação: Nov-2015
Data de publicação: 17-Jun-2016
Referência: OLIVEIRA, Luara Pereira de. Histórias em quadrinhos como recurso didático para o ensino do bioma cerrado. 2015. 40 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2015.
Resumo: De modo geral, são poucos os recursos e materiais didáticos sobre o bioma Cerrado que apresentem informações, questões de conscientização e de preservação do bioma, em uma linguagem de fácil compreensão dos alunos e que possa auxiliar o professor durante o ensino da temática. Em busca de um recurso que possa suprir a falta de conhecimento sobre o bioma, as dificuldades da aplicação do tema em sala de aula e ao mesmo tempo possa aguçar a curiosidade do aluno incentivando-o para a aprendizagem, esta pesquisa foi desenvolvida com o foco na criação de uma história em quadrinhos sobre o Cerrado onde foram abordados assuntos como diversidade de fauna e flora, localização, alguns aspectos fitofisionômicos, culturais, sociais, ameaças e conservação. Após a elaboração ocorreu a aplicação do recurso didático a partir de uma abordagem qualitativa, em que foram realizadas entrevistas semiestruturadas com um professor do ensino básico e dois professores do ensino superior de instituições públicas de Planaltina-DF, com vistas a avaliar as potencialidades e sugestões para o recurso. _____________________________________________________________________________ ABSTRACT
Generally, there is an unavailability of resources and educational materials about the Cerrado presenting information, awareness of issues and preservation of the biome, in a language easily understood of the students and can help the teacher during the subject teaching. In search of a feature that can address the lack of knowledge about the biome, the difficulties of application in the classroom and at the same time to whet the curiosity of the student encouraging him to learning, this study was developed with the focus the creation of a cartoon book about the Cerrado where were discussed issues such as diversity of fauna and flora, location, some aspect phytophysiognomic, cultural, social, threats and conservation. After the elaboration it occurred the implementation of the appeals in a qualitative approach, in which they were carried out semi-structured interviews with a general education teacher and two teachers in higher education of public institutions of Planaltina-DF, in order to assess the strengths and suggestions for feature.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2015.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons