Resumo: | De modo geral, são poucos os recursos e materiais didáticos sobre o bioma Cerrado que apresentem
informações, questões de conscientização e de preservação do bioma, em uma linguagem de fácil compreensão
dos alunos e que possa auxiliar o professor durante o ensino da temática. Em busca de um recurso que possa
suprir a falta de conhecimento sobre o bioma, as dificuldades da aplicação do tema em sala de aula e ao mesmo
tempo possa aguçar a curiosidade do aluno incentivando-o para a aprendizagem, esta pesquisa foi desenvolvida
com o foco na criação de uma história em quadrinhos sobre o Cerrado onde foram abordados assuntos como
diversidade de fauna e flora, localização, alguns aspectos fitofisionômicos, culturais, sociais, ameaças e
conservação. Após a elaboração ocorreu a aplicação do recurso didático a partir de uma abordagem qualitativa,
em que foram realizadas entrevistas semiestruturadas com um professor do ensino básico e dois professores do
ensino superior de instituições públicas de Planaltina-DF, com vistas a avaliar as potencialidades e sugestões
para o recurso. _____________________________________________________________________________ ABSTRACT Generally, there is an unavailability of resources and educational materials about the Cerrado presenting
information, awareness of issues and preservation of the biome, in a language easily understood of the students
and can help the teacher during the subject teaching. In search of a feature that can address the lack of
knowledge about the biome, the difficulties of application in the classroom and at the same time to whet the
curiosity of the student encouraging him to learning, this study was developed with the focus the creation of a
cartoon book about the Cerrado where were discussed issues such as diversity of fauna and flora, location, some
aspect phytophysiognomic, cultural, social, threats and conservation. After the elaboration it occurred the
implementation of the appeals in a qualitative approach, in which they were carried out semi-structured
interviews with a general education teacher and two teachers in higher education of public institutions of
Planaltina-DF, in order to assess the strengths and suggestions for feature. |