Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13388
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_AnaLuizaAlvesdeOliveira.pdf764,66 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A adoção da contabilidade de custos para a formação de preços de venda : um estudo de caso sobre uma empresa de médio porte localizada no Distrito Federal
Autor(es): Oliveira, Ana Luiza Alves de
Orientador(es): Resende, Alex Laquis
Assunto: Contabilidade de custo
Preços - determinação
Data de apresentação: 13-Fev-2015
Data de publicação: 17-Jun-2016
Referência: OLIVEIRA, Ana Luiza Alves de. A adoção da contabilidade de custos para a formação de preços de venda: um estudo de caso sobre uma empresa de médio porte localizada no Distrito Federal. 2015. 29 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O presente estudo teve como objetivo avaliar as metodologias de formação de preços existentes, percorrendo as possíveis formas de classificação dos custos de uma empresa e, em seguida, os métodos de custeio existentes. Posteriormente, foi realizado um estudo de caso sobre uma empresa de que atua no mercado varejista vendendo materiais para construção e utilidades. Essa loja possui uma matriz e três filiais, todas localizadas no Distrito Federal. Assim, analisou-se a metodologia adotada por essa empresa para determinação dos preços finais de venda dos seus produtos e pode-se concluir que a metodologia utilizada segue parâmetros da literatura, entretanto, constatou-se que o rateio dos custos indiretos, que é feito linearmente, poderia ser realizado de uma maneira mais completa, gerando relatórios gerenciais mais detalhados e capazes de subsidiar melhor o gestor em sua tomada de decisões.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2015.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons