Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/13385
Título: | Jogos no ensino de química para a educação do campo : projeto de um bingo para abordar a tabela periódica |
Autor(es): | Cunha, Valdir Fernandes da |
Orientador(es): | Rodrigues, Priscilla Coppola de Souza |
Assunto: | Jogos educativos Química - estudo e ensino Educação do campo |
Data de apresentação: | 13-Nov-2015 |
Data de publicação: | 15-Jun-2016 |
Referência: | CUNHA, Valdir Fernandes da. Jogos no ensino de química para a educação do campo : projeto de um bingo para abordar a tabela periódica. 2015. 49 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação do Campo)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2015. |
Resumo: | O trabalho foi desenvolvido no estudo relacionado ao uso de jogos didáticos no
ensino de Química para a Educação do Campo, na perspectiva da produção de um
jogo de bingo que aborde a tabela periódica. Visto que muitas pesquisas mostram a
importância que têm os jogos no ensino de Química. Os materiais didáticos, em
geral, não possuem vínculos com a realidade e principalmente quando se trata da
Educação do Campo, uma vez que os programas educacionais não se preocupam
com esta questão? Que é de suma importância para o processo de ensinoaprendizagem,
visto que a partir desse vínculo com as especificidades da
comunidade em que estão inseridos é que o aprendizado pode tomar uma dimensão
mais ampla. Nesse contexto, o levantamento bibliográfico aqui apresentado aborda
a função dos jogos didáticos no ensino de Química, com o objetivo de elaborar um
bingo a respeito da tabela periódica para a prática em sala de aula dos professores
da comunidade. Os resultados indicaram que o jogo de bingo realizado em sala de
aula no ensino de Química, faz com que os educandos interessem mais pela
disciplina com maior compreensão da tabela periódica, desenvolvendo o raciocínio
lógico e compreendendo os elementos químicos. Onde o educando se envolve mais
com maior participação na aula, fazendo parte da construção do conhecimento. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Educação do Campo, 2015. |
Aparece na Coleção: | Educação do Campo - Ciências da Natureza
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons