Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13339
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_MariaErikaVieiradeSouza.pdf550,48 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A percepção de alunos sobre o uso de atividades lúdicas no ensino de ciências
Autor(es): Souza, Maria Erika Vieira de
Orientador(es): Caixeta, Juliana Eugênia
Assunto: Atividades lúdicas
Prática de ensino - ciências
Ciências - estudo e ensino
Data de apresentação: 26-Nov-2015
Data de publicação: 10-Jun-2016
Referência: SOUZA, Maria Erika Vieira de. A percepção de alunos sobre o uso de atividades lúdicas no ensino de ciências. 2015. 17 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2015.
Resumo: A ludicidade é uma estratégia mediacional que pode ser trabalhada por educadores nas escolas, inclusive, nas aulas de ciências. O objetivo deste projeto é conhecer a percepção que os alunos tem sobre o uso de atividades lúdicas na mediação de conceitos em ensino de Ciências. Para chegar ao objetivo, foram feitas entrevistas semi-estruturadas com 17 alunos de 6º ao 9º ano do ensino fundamental de uma escola de Planaltina-DF. Esta pesquisa obteve resultados que demonstrou que o significado do lúdico nas aulas de Ciências está vinculado ao que a pessoa constrói com a atividade e/ou com o recurso. Além de promover interação entre os alunos e responsabilidade pessoal e social, foi identificado que os recursos lúdicos no ensino de ciências são voltados para a experimentação e uso de vídeo. Dessa forma, a pesquisa deixa evidente a necessidade de os estudantes terem contato com as diversas atividades que proporcionam prazer e aprendizagem numa perspectiva cidadã. ________________________________________________________________________ ABSTRACT
The playfulness is a mediational strategy that can be crafted by educators in schools, even in science classes. The objective of this project is to understand the perception that students have on the use of recreational activities in the mediation of concepts in science teaching. To reach the goal, they were made semi-structured interviews with 17 students from 6th to 9th grade of elementary school of a school of Planaltina-DF. This research obtained results showed that the meaning of the play in science classes is linked to the person builds with activity and / or the resource. In addition to promoting interaction between students and personal and social responsibility, it was identified that the recreational resources in science education are meant for experimentation and video use. Thus, the research makes clear the need for students to have contact with the various activities that provide pleasure and learning a citizen perspective.
Informações adicionais: Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Ciências Naturais, 2015.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons