Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/13336
Título: | Uma proposta de ensino investigativo para trabalhar biomoléculas no ensino médio |
Autor(es): | Pessoa, Anna Clara da Cunha |
Orientador(es): | Falcomer, Viviane Aparecida da Silva |
Assunto: | Ensino - meios auxiliares Ciências - ensino - experimentação Moléculas |
Data de apresentação: | 29-Jun-2015 |
Data de publicação: | 10-Jun-2016 |
Referência: | PESSOA, Anna Clara da Cunha. Uma proposta de ensino investigativo para trabalhar biomoléculas no ensino médio. 2015. 41 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2015. |
Resumo: | O Ensino por investigação se tornou centro das discussões em Ensino de Ciências nos últimos anos. É visível o aumento de publicações relacionadas a esse método de ensino nas últimas décadas. Essa metodologia promove uma maior interação do aluno com o processo de aprendizagem, tornando-a de fato mais significativa, desenvolve nos estudantes o pensamento científico e permite que estes entendam a natureza do método científico. Diante disso, esse trabalho propõe uma unidade didática com abordagem investigativa para o ensino das biomoléculas, que são constituintes de todos os seres vivos. Sugere-se, ainda, a utilização de diferentes estratégias didáticas para a realização das aulas propostas. Além das diversas abordagens, também foram incentivadas atividades que demandam uma maior participação dos alunos envolvidos no processo de aprendizagem. _________________________________________________________________________ ABSTRACT The inquiry has been on the center of the discussion about Science Teaching in the last years. It's possible to see considering the increase of publications related to this teaching method in the last decades. This methodology promotes a large interaction of the student whith the learning process, making it really meaningful, developing on the students a scientific thougth and allows that they understand the nature of a scientific method. In front of it, this work proposes a pedagogical unit with inquiry and interdisciplinar approach to teach biomolecules, that constitutes all the live creatures. It also suggests the use of different pedagogical strategy to accomplish the proposed classes. Beyond the many boarding were also incentivated activities that demand a bigger participation of all envolved students on the learning process. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Ciências Naturais, 2015. |
Aparece na Coleção: | Ciências Naturais
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons