Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/1333
Título: | Sistema de cotas para deficientes na UnB : uma alternativa viável? |
Autor(es): | Santos, Nayara Magalhães dos |
Orientador(es): | Diniz, Debora Guedes, Cristiano |
Assunto: | Inclusão social Estudantes com deficiência Educação inclusiva Programa de Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais (PPNE) Universidade de Brasília (UnB) |
Data de apresentação: | 3-Set-2010 |
Data de publicação: | 7-Dez-2010 |
Referência: | SANTOS, Nayara Magalhães dos. Sistema de cotas para deficientes na UnB: uma alternativa viável?. 2010. 39 f. Monografia (Bacharelado em Serviço Social)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010. |
Resumo: | A presente monografia fundamenta-se na proposta do paradigma da inclusão social, o qual visa incluir socialmente todas as pessoas, independente da sua condição física, sensorial ou intelectual. Um dos objetivos centrais da proposta inclusivista é garantir o acesso e permanência de deficientes na educação em todos os seus níveis, mas é no ensino superior que se encontram um dos maiores desafios para o ingresso e a inclusão dos deficientes. O objetivo desta monografia é conhecer o posicionamento de estudantes deficientes e profissionais do Programa de Apoio às Pessoas com Necessidade Especiais (PPNE), da Universidade de Brasília (UnB), sobre a implantação de um sistema de cotas para deficientes no vestibular desta universidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória. O instrumento de coleta de dados foi a entrevista aberta. Integraram a pesquisa três estudantes deficientes e três profissionais do PPNE, totalizando seis participantes. Na análise dos depoimentos, emergiram-se duas categorias: sistema de cotas como uma política compensatória de oportunidades e sistema de cotas aliado a políticas de inclusão. Os resultados assinalam que o sistema de cotas é uma alternativa viável, se entendida como uma política paliativa e compensatória, aliada a políticas de inclusão. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2010. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2010.09.TCC.1333 |
Aparece na Coleção: | Serviço Social
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.