Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Trindade, Marisa Cardoso | - |
dc.contributor.author | Moreira, Mauracilene Serafim | - |
dc.identifier.citation | MOREIRA, Mauracilene Serafim. Inclusão social na Universidade de Brasília - UnB: o PPNE como intermediador desta inserção. 2010. 65 f. Monografia (Especialização em Gestão Universitária)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010. | en |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2010. | en |
dc.description.abstract | Este trabalho teve como principal objetivo colher dados para a identificação e análises que sejam capazes de aferir sobre o processo da Educação Inclusiva dos alunos com necessidades especiais na UnB e especificamente conceituar Inclusão Educativa; discorrer sobre os aspectos legais referentes às Leis e Normas da Inclusão Social no Brasil; identificar as dificuldades com que os alunos portadores de necessidades especiais na UnB se deparam, além de identificar como a UnB trabalha o processo de inclusão educativa no ensino superior. O trabalho realizado se dividiu em dois momentos, primeiramente por meio de uma pesquisa com o coordenador do PPNE e seu substituto; e professores do quadro da UnB. Foi elaborado um roteiro de entrevista dividido em duas partes no qual elenca questões sócio-demográficas e questões investigativas. Participaram deste universo o coordenador e seu substituto no primeiro momento e no segundo, os professores, num total de 3 entrevistados no perfil pretendido. A pesquisa exploratória visou pesquisar se os professores que atendem ao aluno com necessidades especiais estão preparados e engajados neste processo e se o Plano de Apoio das Pessoas com Necessidades Especiais – PPNE, da Instituição, tem atuado e direcionado ações a partir de sugestões daqueles alunos, em trabalhos anteriores a este. Ou seja, saber se os dados coletados anteriormente estão sendo tratados, no âmbito da Instituição e para pessoas com necessidades especiais, e se as ações então sugeridas foram implantadas ou atendidas, segundo os objetivos do PPNE. Pôde-se concluir, ao final deste trabalho, que os objetivos da pesquisa foram totalmente atingidos e que os resultados obtidos demonstraram-se contraditórios, quando um professor alega as ações muito mais frequentemente e o outro muito raramente, além de um alegar total desconhecimento das ações do PPNE, são conflitantes estes dois mundos distintos dentro da UnB. Também pôde-se perceber divergências nas respostas da coordenação do PPNE, onde se esperava não haver mais divergências de entendimento do que convergências e sintonia para fortalecer as ações, deduzindo-se que como instituição organizacional, o PPNE também necessita de ajustes. Concluiu-se sobre a existência de uma dicotomia entre a inclusão social na universidade e as políticas públicas, onde na teoria tudo funciona, mas na prática, é onde se mostram as dificuldades de implantação da educação especial no ensino superior. Portanto, o estudo levantado respondeu satisfatoriamente ao seu intuito inicial e, ainda, sugere ações futuras para a melhoria do ensino-aprendizagem das pessoas com necessidades especiais. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Estudantes deficientes | en |
dc.subject.keyword | Programa de Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais (PPNE) | en |
dc.subject.keyword | Inclusão social | en |
dc.subject.keyword | Educação inclusiva | en |
dc.subject.keyword | Professores universitários | en |
dc.subject.keyword | Universidade de Brasília (UnB) | en |
dc.title | Inclusão social na Universidade de Brasília - UnB : o PPNE como intermediador desta inserção | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | en |
dc.date.accessioned | 2010-12-07T10:50:48Z | - |
dc.date.available | 2010-12-07T10:50:48Z | - |
dc.date.issued | 2010-12-07T10:50:48Z | - |
dc.date.submitted | 2010 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/1332 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2010.TCC.1332 | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Gestão Universitária
|