Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13316
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_AfonsoHenriqueBarrosMachado.pdf3 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise de perdas em alimentador radial de distribuição considerando geração distribuída fotovoltaica e curvas de carga das unidades consumidoras
Autor(es): Machado, Afonso Henrique Barros
Orientador(es): Shayani, Rafael Amaral
Assunto: Energia elétrica - geração
Energia solar
Geração distribuída fotovoltaica
Data de apresentação: Dez-2014
Data de publicação: 8-Jun-2016
Referência: MACHADO, Afonso Henrique Barros. Análise de perdas em alimentador radial de distribuição considerando geração distribuída fotovoltaica e curvas de carga das unidades consumidoras. 2014. xvii, 103 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Elétrica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O crescimento cada vez mais acelerado da população e da economia, demanda um crescimento célere da produção de energia para manter o estilo de vida da sociedade. Esse crescimento, que durante muito tempo foi embasado na utilização de combustíveis fósseis, trouxe consequências adversas ao meio ambiente. Hoje, a preocupação com a degradação do meio ambiente direciona o crescimento da oferta de energia para a utilização de fontes renováveis. Nesse contexto, a Geração Distribuída Fotovoltaica auxilia tanto no crescimento da produção de energia elétrica, quanto no desenvolvimento social ambientalmente sustentável. Entretanto, sua execução envolve a elaboração de normas que precisam ser discutidas visando o melhor aproveitamento dessa modalidade de geração de energia. Este estudo faz uma análise dos efeitos resultantes da Geração Distribuída Fotovoltaica nas perdas técnicas, inerentes ao fluxo de energia nas redes de distribuição de média tensão. São feitos cenários em que a Geração Distribuída Fotovoltaica é variada, tanto em potência quanto em localização espacial. Os resultados demonstram uma influência da curva de carga da Unidade Consumidora que passa a gerar energia, na modificação do perfil das perdas técnicas da rede.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2014.
Aparece na Coleção:Engenharia Elétrica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons