Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13310
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_KelsondosSantosLopes.pdf858,06 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Evasão no curso de ciências contábeis da UnB : uma análise das características e motivos dos alunos evadidos no período de 1º/2011 à 2º/2013
Autor(es): Lopes, Kelson dos Santos
Orientador(es): Resende, Alex Laquis
Assunto: Evasão universitária
Estudantes universitários - Ciências Contábeis
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 8-Jun-2016
Referência: LOPES, Kelson dos Santos. Evasão no curso de ciências contábeis da UnB: uma análise das características e motivos dos alunos evadidos no período de 1º/2011 à 2º/2013. 2015. 34 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A evasão no ensino superior preocupa os gestores das universidades em todo o mundo, e pesquisas comprovam que tem aumentado nos últimos anos. Muitos estudos têm sido feitos nesse campo, porém, poucos no âmbito contábil. Com isso, surgiu-se o interesse em fazer uma pesquisa no curso de Ciências Contábeis da UnB, com o objetivo de conhecer as características dos alunos evadidos e as razões que os levaram a ser desligados do curso. A pesquisa foi realizada com a evasão no período do primeiro semestre de 2011 ao segundo de 2013. Ao todo foram 163 alunos desligados, e 46 responderam ao questionário que lhes foram enviados (28% do total). Verificou-se que a maioria é do gênero masculino, concluiu o ensino médio em escola pública, ingressaram pelo vestibular e foram incentivados pela percepção de afinidade e pela mercado de trabalho proporcionado pelo curso. O principal motivo da evasão desses alunos vincula-se a questões profissionais. Problemas com conciliação ao tentarem trabalhar e estudar simultaneamente. Para a universidade, esse é um fator externo. Porém, são sugeridas pelos próprios alunos algumas medidas para reduzir a quantidade de evasões.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2015.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons