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Título: A importância dos objetos de aprendizagem no ensino das artes visuais
Autor(es): Guimarães, Fernanda Fleury
Orientador(es): Bueno, Cintia Maria Falkenbach Rosa
Assunto: Arte - estudo e ensino
Objetos de aprendizagem
Atividades lúdicas
Jogos de tabuleiro
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 7-Jun-2016
Referência: GUIMARÃES, Fernanda Fleury. A importância dos objetos de aprendizagem no ensino das artes visuais. 2015. 44 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Plásticas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Esta monografia tem como objetivo refletir sobre a experiência e o lúdico, ao aplicar os Objetos de Aprendizagem, investigando os benefícios e desafios do recurso didático nas aulas de Artes Visuais. No decorrer do trabalho, são apontados teóricos como meio de reflexão para educadores e pesquisadores. Dewey afirma a importância da experiência relacionada ao ensino das artes visuais. Discorre-se sobre a concepção filosófica em Homo Ludens de Huizinga, reforçando a importância do lúdico e a qualidade de aprendizagem que acontece com o jogo. Já Tatiana Fernández define Objetos de Aprendizagem - OAs, ressaltando a necessidade de sua aplicabilidade em sala de aula. A história de jogos de tabuleiro tem como base conceitual Anjos, intitulando o surgimento destes há cerca de 5.000 anos a.C. Vários OAs foram desenvolvidos em grupos e aplicados, sendo dois deles descritos no capítulo sobre jogos. Verificou-se a necessidade de incluir metodologias participativas (jogos) que provoque a experiência estética. ____________________________________________________________________________ ABSTRACT
This monograph has as objective to ponder over the experience and the ludic, when applying the Learning Objects, investigating the benefits and challenges from the didactic resource at the Visual Arts classes. In the course of the work theorist are pointed as means of reflection for educators and researchers. Dewey asseverates the importance of experience related to the visual arts teaching. It is discoursed about the philosophical conception at Homo Ludens by Huizinga, reinforcing the importance of the ludic and the learning quality that happens with the game. Then, Tatiana Fernández defines Learning Objects – LOs, highlighting the necessity of its workability in the classroom. The history of board games has Anjos as a conceptual basis, entitling their appearing for around 5.000 years BC. Many LOs were developed in groups and applied, two of them will be described on the chapter about games. It was checked the necessity of including participatory methodologies (games) that provoke the esthetics experience.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2015.
Aparece na Coleção:Artes Plásticas



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