Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13293
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_TaízaFerreiradeOliveira.pdf684,67 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Acesso e permanência de alunos negros ao ensino superior : programa afroatitude da Universidade de Brasília
Autor(es): Oliveira, Taíza Ferreira de
Orientador(es): Rodrigues, Ruth Meyre
Assunto: Cotas raciais - universidades
Negros - educação
Sistema de cotas
Data de apresentação: 7-Jun-2014
Data de publicação: 6-Jun-2016
Referência: OLIVEIRA, Taíza Ferreira de. Acesso e permanência de alunos negros ao ensino superior: programa afroatitude da Universidade de Brasília. 2014. 41 f. Monografia (Especialização em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2014.
Resumo: O trabalho abordará o acesso e a permanência de alunos negros aos cursos de graduação da Universidade de Brasília. Serão, para tanto, analisados a política de cotas e o programa afroatitude. A política de cotas se refere ao acesso dos alunos negros ao ensino superior, no âmbito da Universidade de Brasília, e o programa afroatitude, uma política de permanência desses alunos nessa universidade, ou seja, um suporte para a ocorrência da não evasão desses alunos cotistas. Para se chegar aos objetivos propostos será realizada uma pesquisa qualitativa, etnográfica, no modelo da observação participante, onde, através da observação de uma reunião do grupo do programa afroatitude, serão analisados a política de cotas e o referido programa como um programa de auxílio à permanência de alunos negros na Universidade de Brasília, e não apenas na questão financeira, mas também em questões que perpassam a subjetividade do aluno cotista, como a afirmação de sua identidade negra.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons