Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/13289
Título: | Shiny-R : uma aplicacação na análise da avaliação docente da Universidade de Brasília |
Autor(es): | Moreti, Thiago Pfamann Diniz |
Orientador(es): | Gomes, Eduardo Monteiro de Castro |
Assunto: | Avaliação docente Professores - avaliação Análise estatística |
Data de apresentação: | 2015 |
Data de publicação: | 6-Jun-2016 |
Referência: | MORETI, Thiago Pfamann Diniz. Shiny-R: uma aplicacação na análise da avaliação docente da Universidade de Brasília. 2015. 64 f., il. Monografia (Bacharelado em Estatística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | A avaliação docente, segundo o relatório de Autoavaliação Institucional 2013,
tem subsidiado os departamentos e as faculdades no planejamento e na distribuição das
disciplinas, além de ser utilizada como um instrumento de avaliação para fins de validação
do Estágio Probatório, Progressão na Carreira Docente, e como forma de avaliação dos
cursos pelos avaliadores externos do MEC. Então, tendo em vista a importância da avaliação docente para a Universidade de Brasília e que _e papel do estatístico dar um bom
tratamento aos dados e apresentá-los de forma clara e útil, elaborou-se um programa que
permite a Universidade realizar a análise do questionário de avaliação docente do MatriculaWeb,
dando foco _as questões dissertativas do questionário, pois tal análise ainda não
_e feita pela UnB, sendo, dessa forma, uma novidade no âmbito da avaliação institucional.
O presente estudo utilizou o pacote Shiny do software estatístico R-Project, pois apresenta
inúmeras vantagens, como o fato de ser gratuito, apresentar uma interface simples
e atraente, permitir a criação de várias análises estatísticas e além do grande diferencial
de que não é necessário o conhecimento de código de programação para realizar a análise
por meio do programa criado. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Estatística, 2015. |
Aparece na Coleção: | Estatística
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons