Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13289
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_ThiagoPfaffmannDinizMoreti.pdf2,81 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Shiny-R : uma aplicacação na análise da avaliação docente da Universidade de Brasília
Autor(es): Moreti, Thiago Pfamann Diniz
Orientador(es): Gomes, Eduardo Monteiro de Castro
Assunto: Avaliação docente
Professores - avaliação
Análise estatística
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 6-Jun-2016
Referência: MORETI, Thiago Pfamann Diniz. Shiny-R: uma aplicacação na análise da avaliação docente da Universidade de Brasília. 2015. 64 f., il. Monografia (Bacharelado em Estatística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A avaliação docente, segundo o relatório de Autoavaliação Institucional 2013, tem subsidiado os departamentos e as faculdades no planejamento e na distribuição das disciplinas, além de ser utilizada como um instrumento de avaliação para fins de validação do Estágio Probatório, Progressão na Carreira Docente, e como forma de avaliação dos cursos pelos avaliadores externos do MEC. Então, tendo em vista a importância da avaliação docente para a Universidade de Brasília e que _e papel do estatístico dar um bom tratamento aos dados e apresentá-los de forma clara e útil, elaborou-se um programa que permite a Universidade realizar a análise do questionário de avaliação docente do MatriculaWeb, dando foco _as questões dissertativas do questionário, pois tal análise ainda não _e feita pela UnB, sendo, dessa forma, uma novidade no âmbito da avaliação institucional. O presente estudo utilizou o pacote Shiny do software estatístico R-Project, pois apresenta inúmeras vantagens, como o fato de ser gratuito, apresentar uma interface simples e atraente, permitir a criação de várias análises estatísticas e além do grande diferencial de que não é necessário o conhecimento de código de programação para realizar a análise por meio do programa criado.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Estatística, 2015.
Aparece na Coleção:Estatística



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons