Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13287
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_HugoFukumitsuOshiroYamaguchi_TiagoNevesVanderlei.pdf2,75 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise da viabilidade econômica da implantação de sistemas de geração de energia considerando incertezas
Autor(es): Yamaguchi, Hugo Fukumitsu Oshiro
Vanderlei, Tiago Neves
Orientador(es): Severino, Mauro Moura
Assunto: Energia elétrica - geração
Sistemas de energia elétrica
Data de apresentação: 16-Nov-2012
Data de publicação: 6-Jun-2016
Referência: YAMAGUCHI, Hugo Fukumitsu Oshiro; VANDERLEI, Tiago Neves. Análise da viabilidade econômica da implantação de sistemas de geração de energia considerando incertezas. 2012. xv, 102 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Elétrica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: Tendo em vista a variação inconstante das tarifas das concessionárias de energia e a busca por fontes de energia de maior confiabilidade, consumidores estão procurando alternativas à tradicional forma de obtênção de energia através das concessionárias. Porém, devido ao grande número de alternativas, diversos fatores influenciam o custo benefício do empreendimento e assim surge a necessidade de se avaliar a real viabilidade dessa troca. Partindo dessa dúvida, realizou-se o presente trabalho para analisar, com foco na economia, a viabilidade de se implantar um sistema de geração de energia. O desenvolvimento do trabalho foi feito a partir de um aplicativo em planilhas eletrônicas para a análise da implantação de sistemas de geração de energia, elaborado seguindo as principais normas relativas ao assunto. Assim, a finalidade do aplicativo é proporcionar o aumento na produtividade dos projetos de geração de energia e facilitar o entendimento e a aplicação adequada das normas, bem como mostrar a viabilidade econômica da implantação de sistemas de geração de energia baseados em grupos motor-gerador a partir de uma avaliação baseada em aleatoriedades e incertezas. Dessa maneira, a partir das simulações realizadas verificou-se a adequação da metodologia utilizada e, observou-se a variação que a viabilidade econômica da implantação de sistemas de geração de energia pode apresentar, levando em consideração os diversos fatores que o compõem.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2012.
Aparece na Coleção:Engenharia Elétrica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons