Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13280
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_GustavoVieiradeSouzaDias_PabloNunesdaCosta.pdf3,19 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudo de geração distribuída a partir da biomassa de resíduos sólidos urbanos em smart grid
Autor(es): Dias, Gustavo Vieira de Souza
Costa, Pablo Nunes da
Orientador(es): Severino, Mauro Moura
Assunto: Redes inteligentes (Energia elétrica)
Redes elétricas
Resíduos sólidos
Biomassa
Data de apresentação: 15-Abr-2013
Data de publicação: 3-Jun-2016
Referência: DIAS, Gustavo Vieira de Souza; COSTA, Pablo Nunes da. Estudo de geração distribuída a partir da biomassa de resíduos sólidos urbanos em smart grid. 2013. xiii, 137 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Elétrica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Tendo em vista a necessidade de se buscar fontes alternativas para a geração de energia elétrica para suprir o aumento na demanda e o crescimento populacional e econômico do Brasil, torna-se cada vez mais importante realizar estudos que demonstrem como essa geração pode ser realizada e os seus impactos. Partindo desse ponto, esse trabalho explora as diversas rotas tecnológicas da geração a partir de resíduos sólidos e as maneiras de se inserir essa geração distribuída nas redes de distribuição já existentes, além de discorrer sobre as redes inteligentes (smart grid), suas vantagens e formas de atuação. O desenvolvimento do trabalho foi realizado com simulações de inserção da geração proposta no sistema elétrico convencional, de forma a se obter relações que esclareçam como o sistema reage à penetração de geração distribuída e quais as configurações que favorecem o bom funcionamento da rede de distribuição. Para isso é utilizado um modelo de alimentador radial que permite inserir a geração distribuída de diversas formas nas unidades consumidoras e observar o fluxo de potência no sistema. É realizada ainda uma análise da atuação do smart grid em redes onde há geração distribuída de energia de forma que este possa realizar manobras que evitem o desligamento ou danos ao sistema. Assim, a partir das simulações realizadas e dos resultados obtidos, verificou-se que a metodologia utilizada foi adequada, pois foi possível observar diversas configurações onde a geração distribuída a partir da biomassa de resíduos sólidos urbanos pode ser inserida na rede convencional de energia elétrica trazendo apenas benefícios para o consumidor e aliviando a carga da concessionária em horários de pico. A metodologia empregada na análise de redes em smart grid também possibilitou resultados que apontam para grandes vantagens na implementação desse sistema, aumentando a confiabilidade e a robustez do sistema de distribuição de energia elétrica.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2013.
Aparece na Coleção:Engenharia Elétrica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons