Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13279
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_DanielMachadoPuttini.pdf7,09 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise dos efeitos de diferentes configurações dos recursos de manobra de um alimentador radial no limite de penetração de geração distribuída fotovoltaica
Autor(es): Puttini, Daniel Machado
Orientador(es): Shayani, Rafael Amaral
Assunto: Energia elétrica - geração
Energia - fontes alternativas
Energia solar
Data de apresentação: 10-Jul-2014
Data de publicação: 3-Jun-2016
Referência: PUTTINI, Daniel Machado. Análise dos efeitos de diferentes configurações dos recursos de manobra de um alimentador radial no limite de penetração de geração distribuída fotovoltaica. 2014. xiv, 143 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Elétrica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O consumo energético mundial está aumentando constantemente devido ao crescimento populacional e às demandas cada vez maiores por equipamentos alimentados à energia elétrica para a manutenção do estilo de vida atual. Suprir este crescimento através de fontes de energia de origem fóssil implica em efeitos colaterais das mais variadas naturezas como, por exemplo, o aquecimento global. Neste contexto, a Geração Distribuída Fotovoltaica vem ao encontro da manutenção de um desenvolvimento sustentável para a sociedade. No entanto, a sua implementação traz consigo vários desafios que devem ser estudados, como a capacidade da rede de distribuição de implementar geradores distribuídos em suas residências. Os alimentadores de uma rede de distribuição comumente possuem recursos de manobra, que são elementos do circuito que possibilitam a alteração de sua distribuição de cargas, agregando versatilidade a sua operação. Este estudo trata dos efeitos resultantes da injeção de Geração Distribuída Fotovoltaica em larga escala à rede de distribuição. É feito um estudo de caso sobre a área de painel fotovoltaico máxima a ser instalada nos telhados das residências de um alimentador da Companhia Energética de Brasília (CEB) que a rede é capaz de suportar. Os resultados mostram que o alimentador apresenta alto grau de aderência à implementação da tecnologia e que a variação dos limites simulados para as diferentes configurações é relativamente pequena.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2014.
Aparece na Coleção:Engenharia Elétrica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons