Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Mamiya, Edgar Nobuo | - |
dc.contributor.author | Carneiro Junior, Luiz Alberto | - |
dc.identifier.citation | CARNEIRO JUNIOR, Luiz Alberto. Estudo do programa MPE para aplicação de trajetórias de carregamentos combinados em ensaios de fadiga multiaxial. 2015. xiii, 121 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Mecânica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2015. | en |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta um estudo das funcionalidades do aplicativo MPE (Multipurpose Elite), que permite a configuração do fluxograma de ensaios e geração de resultados, com o objetivo principal de validação do mesmo como uma poderosa ferramenta para uso em projeto de trajetórias complexas de carregamentos na máquina multiaxial de ensaios mecânicos MTS modelo 809. É apresentado a metodologia de funcionamento e preparo da máquina de ensaios multiaxial, bem como os recursos disponíveis pelo aplicativo de design de trajetórias MPE. É realizado, também, uma análise acerca do comportamento mecânico dos corpos de prova cilíndricos de seção cheia e vazada a serem ensaiados na máquina. O estudo dos erros na estimativa de vida à fadiga, influenciados pela tolerância máxima de fabricação aceitada pela máquina de 25um nas dimensões do corpo de prova, são feitos por meio do modelo de Basquin e do critério de escoamento estático. A razão entre as vidas estimadas sob tensão nominal e vidas estimadas considerando máximos erros de tolerância se ajustam bem em uma faixa de 1,3. A análise do aplicativo MPE para geração de trajetórias é feita para ensaios harmônicos proporcionais, com ângulos de fase 45º e 90º e ensaios não harmônicos retangulares. O aplicativo se mostrou extremamente eficaz na geração de trajetórias para os ensaios devido à sua simplicidade e versatilidade. A análise da faixa de erro máxima nos picos/vales para os ensaios realizados demonstrou um valor máximo de 18 % para o canal de torção, nos ensaios harmônicos 45º, e 2,76 % para o canal axial nos ensaios não harmônicos retangulares. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Materiais - fadiga | en |
dc.subject.keyword | Fadiga (Mecânica) | en |
dc.title | Estudo do programa MPE para aplicação de trajetórias de carregamentos combinados em ensaios de fadiga multiaxial | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | en |
dc.date.accessioned | 2016-06-03T13:22:17Z | - |
dc.date.available | 2016-06-03T13:22:17Z | - |
dc.date.issued | 2016-06-03T13:22:17Z | - |
dc.date.submitted | 2015-11 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/13276 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.description.abstract1 | The work presents a study of all the functionalities of the MPE (Multipurpose Elite) application, which is used to the test flow chart configuration and generating results, with the aim of validating itself as a powerful tool to use for creating complex loading paths for the multiaxial testing machine MTS model 809. It presents the operating methodology and preparation of the multiaxial machine, as well the analysis of the capabilities of Multipurpose Elite application MPE. The mechanical behavior of cylindrical solid and tubular specimen is analyzed. The study of the errors in the estimation of fatigue life, influenced by the maximum manufacturing tolerance error of 25um in the specimen dimensions accepted by machine, are studied using the Basquin relation and Static Yield Criteria. The ratio between predicted life under nominal stress and predicted life considering maximum tolerance errors are well adjusted in a bandwidth of 1,3. The analysis of the application MPE to generate testing paths is done for harmonic testing in phase, out of phase 45º and 90º, and non-harmonic rectangular. The application is extremely effective to testing path generation due to its simplicity and versatility. The maximum error range in the peak and valley during the tests was 18 % to the torsional channel, in the harmonic 45º test, and 2,76 % to the axial channel, in the non-harmonic rectangular test. | - |
Aparece na Coleção: | Engenharia Mecânica
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