Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/13275
Título: | A xilogravura na literatura de cordel : apontamentos teóricos visando a dialogicidade |
Autor(es): | Amorim, Mariana dos Santos |
Orientador(es): | Silva, Nelson Fernando Inocêncio da |
Assunto: | Arte na educação Xilogravura Literatura de cordel brasileira |
Data de apresentação: | 2015 |
Data de publicação: | 3-Jun-2016 |
Referência: | AMORIM, Mariana dos Santos. A xilogravura na literatura de cordel: apontamentos teóricos visando a dialogicidade. 2015. 27 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Plásticas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | Este trabalho visa apresentar um estudo sobre a possibilidade do estabelecimento
de diálogos entre a xilogravura no contexto da literatura de cordel e o ensino da arteeducação.
Para tanto, o texto inicia-se com um breve panorama histórico da
xilogravura no Brasil, que intenta esclarecer os princípios de sua utilização pelos
produtores dos folhetos no ambiente cultural do Nordeste. Uma vez introduzido este
tema, segue explanação acerca dos conceitos de arte popular, arte erudita,
hibridismo cultural e cultura visual, todos devidamente contextualizados. Esta última
abordagem integra a proposta metodológica aqui destacada, que consiste em
usufruir dos elementos dos meios de comunicação de massa, reconhecendo que
estes também se vinculam, de algum modo, à arte popular. O intuito de tal estratégia
se aplica para que o assunto da arte e cultura popular não soe obsoleto à maioria
dos estudantes, hoje tão seduzidos pelos fenômenos midiáticos. Logo, trata-se de
uma proposta pedagógica focada no estímulo ao senso crítico dos educandos por
meio de interações, tanto entre os estudos da cultura visual e a arte popular quanto
entre disciplinas como história, ciências sociais e artes visuais. A
interdisciplinaridade é vista aqui como uma forma de promover o entendimento
global de determinadas questões, sendo o arte-educador responsável por mediar e
conduzir determinadas discussões em sala de aula com base em seus
conhecimentos acumulados. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2015. |
Aparece na Coleção: | Artes Plásticas
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons