Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1327
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2006_FranciscosLima_JoaoCastilho.pdf319,67 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Aspectos da manutenção dos equipamentos cientifícos da Universidade de Brasília
Autor(es): Lima, Francisco Assis
Castilho, João Carlos Nogueira de
Orientador(es): Oliveira, Marco Aurélio Gonçalves de
Assunto: Máquinas - manutenção e reparos
Instrumentos e aparelhos científicos
Universidade de Brasília (UnB)
Data de apresentação: 2006
Data de publicação: 6-Dez-2010
Referência: LIMA, Francisco Assis; CASTILHO, João Carlos Nogueira de. Aspectos da manutenção dos equipamentos cientifícos da Universidade de Brasília. 2006. 64 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Gerencial)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.
Resumo: Esta pesquisa apresenta os aspectos da manutenção dos equipamentos científicos da Universidade de Brasília – UnB, buscando numa reflexão orientada a outras universidades brasileiras para acordarem para a idéia de que não basta o investimento na implementação do seu parque científico ou tecnológico, sendo fundamental que o tempo de utilização de todo o sistema seja o maior possível ao longo da vida útil. Principalmente pela escassez de recursos nos investimentos que cercam as universidades, é bastante comum se adquirir equipamentos e instalações, ponderando os aspectos de custos de investimento, mas negligenciando aspectos importantes para a manutenção, que dificultam os procedimentos em caso de defeito, cometendo-se o erro de não verificar a existência de meios humanos e materiais para a manutenção dos equipamentos. A fundamentação obtida na literatura especializada define os principais conceitos de manutenção: corretiva, preventiva, preditiva, produtiva total e centrada na confiabilidade para, posteriormente, oferecer uma abordagem dos registros das ocorrências de manutenção entre os anos de 2003 e 2006, enfatizando as vantagens da manutenção preventiva planejada contra as ações corretivas, predominantemente executada pelo Centro de Manutenção de Equipamentos Científicos da UnB. O grau de importância que o usuário considera em relação ao tempo de resposta e ao tempo total nas intervenções são confrontados com uma pesquisa de campo que pretende revelar o nível de satisfação do serviço prestado pelo Centro de Manutenção de Equipamentos Científicos da UnB que tem buscando um grau de confiabilidade que deve partir do princípio de que a manutenção se inicia na especificação do bem, no qual são considerados os aspectos que facilitam os procedimentos da manutenção.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2006.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2006.TCC.1327
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Gerencial



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.