Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13256
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_AllanFernandesdasChagas_DavidLuizFerrazSoares.pdf1,99 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação técnica do fluxo energético do sistema de geração fotovoltaica e do sistema de geração eólica da Embaixada da Itália
Autor(es): Chagas, Allan Fernandes das
Soares, David Luiz Ferraz
Orientador(es): Severino, Mauro Moura
Assunto: Sistemas de energia elétrica
Energia - fontes alternativas
Energia solar
Energia eólica
Data de apresentação: Mar-2014
Data de publicação: 2-Jun-2016
Referência: CHAGAS, Allan Fernandes das; SOARES, David Luiz Ferraz. Avaliação técnica do fluxo energético do sistema de geração fotovoltaica e do sistema de geração eólica da Embaixada da Itália. 2014. xv, 71 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Elétrica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Este trabalho apresenta uma avaliação técnica do sistema de geração fotovoltaica (SGFV) e do sistema de geração eólica (SGE) da Embaixada da Itália no Brasil. Esses sistemas são conectados à carga da Embaixada e também estão ligados ao barramento da distribuidora de energia elétrica, podendo, assim, fornecer sua energia excedente à rede. Para o desenvolvimento do projeto, é feita inicialmente uma análise da atual situação do sistema de energia elétrica, por meio de uma discussão sobre o tema de geração distribuída, descrevendo a geração fotovoltaica e a geração eólica, com suas características e tecnologias desenvolvidas. A avaliação técnica do SGFV e do SGE foi realizada por meio de discussões conceituais, de análises dos equipamentos do sistema e de simulações computacionais. Após, foram feitas com base em incertezas, representadas por variáveis aleatórias, tornando possível a avaliação do comportamento dos sistemas, com base nas premissas adotadas. Foi observado o desempenho técnico dos sistemas, com apresentação de valores energéticos de entrada e saída, além de faixas de rendimentos energéticos parciais e total. Para isso, realizou-se uma avaliação das condições climáticas, com relação a irradiação solar e situação do vento na região. Também foi realizada uma estimativa da economia gerada por essa energia produzida, considerando os últimos 3 anos. Os resultados obtidos permitiram a conclusão de que a metodologia utilizada nas simulações satisfaz os objetivos do trabalho, pois as tabelas, os gráficos e esquemas gerados facilitaram bastante a visualização do comportamento do sistema energético da Embaixada como um todo, para as diversas possibilidades a que ele está sujeito.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2014.
Aparece na Coleção:Engenharia Elétrica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons