Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/13240
Título: | Investigando as potencialidades dos jogos teatrais para o desenvolvimento cognitivo dos educandos na perspectiva das inteligências múltiplas |
Autor(es): | Profeta, Eunice Alexandre |
Orientador(es): | Luz, Camila Borges |
Assunto: | Teatro na educação Jogos teatrais |
Data de apresentação: | 23-Nov-2015 |
Data de publicação: | 1-Jun-2016 |
Referência: | PROFETA, Eunice Alexandre. Investigando as potencialidades dos jogos teatrais para o desenvolvimento cognitivo dos educandos na perspectiva das inteligências múltiplas. 2015. 56 f. Monografia (Licenciatura em Teatro)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Ipatinga-MG, 2015. |
Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso investiga o desenvolvimento cognitivo dos educandos em relação ao aspecto das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner, por meio da realização de uma oficina de jogos teatrais da autora Viola Spolin, desenvolvida ao longo de seis meses com um grupo de alunos do 5º ano da Escola Municipal Terezinha Nívea, na cidade de Ipatinga (MG). Para que se lograsse alcançar os objetivos desta pesquisa foram utilizados, como embasamento teórico, os livros de Thomas Armstrong, com sua explicação acerca das Inteligências Múltiplas na sala de aula; as ideias do pesquisador Lev Vygotsky, com sua teoria sócio-interacionista; o fichário com os Jogos Teatrais de Viola Spolin, para elaboração das aulas; assim como Olga Reverbel e Patrice Pavis, para a compreensão geral de alguns dos conceitos utilizados. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2015. |
Aparece na Coleção: | Teatro
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons